FCT-Presidente Prudente comemora 44 anos
Por Heloísa Alves Silva

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp (FCT), campus de Presidente Prudente, no dia 3 de maio de 2003, completou 44 anos e, em comemoração, foi realizada uma apresentação musical com o grupo "Camerata de Cordas", sob a regência do Professor Luiz Antônio Peres, e uma sessão de homenagens aos servidores aposentados.

A FCT representa um pólo de indução à pesquisa e ensino universitário. Em 44 anos, a Unesp de Presidente Prudente desempenhou e desempenha o papel de catalizador da atividade universitária. O seu papel é relevante na formação de pesquisadores e professores, na pesquisa, na expansão universitária, na preparação de funcionários técnico-administrativos e na interação com a comunidade: verdadeiro instrumento de modificação social.

A faculdade nunca deixou de participar direta ou indiretamente do crescimento e evolução regionais, contribuindo para a própria expansão universitária privada e seu corpo docente, quase todo trabalhando em regime de tempo integral, tem produzido pesquisa acadêmica, apesar de toda a dificuldade financeira diagnosticada.

Segundo o Professor Dr. Neri Alves, Diretor da Unidade , em 2002 e 2003, a FCT foi palco de grandes eventos, como o Congresso de Iniciação Científica da Unesp, o Simpósio Brasileiro de Geomática, Campeonatos Nacionais de Atletismos, com a construção da nova pista de atletismo, e diversos encontros de funcionários e docentes. "A faculdade mereceu destaque quanto à atuação como instituição âncora na promoção do Fórum de Desenvolvimento Regional, que inclusive motivou o Governo do Estado a escolher esta região como a prioritária no Programa São Paulo Governo Presente, privilegiando Presidente Prudente como a primeira cidade visitada dentro das ações do referido programa", explica Neri Alves.

Para o Professor Messias Meneguette, ex-Diretor da FCT e que participou da sessão de homenagens aos servidores aposentados, comemorou-se mais um aniversário de uma unidade jovem, mas que tem mostrado seu vigor, seu dinamismo, sua capacidade de bem superar seus desafios. "O momento é de louvar suas conquistas e isso foi e será sempre conquistas das pessoas que da FCT fazem parte. Fico satisfeito em participar de um momento em que a Instituição demonstra sua gratidão por seus heróis que durante uma vida se dedicaram e com ela se identificaram", disse. "Mais do que uma homenagem, esta foi uma demonstração de gratidão da nossa Unidade para com os seus soldados, seus aposentados", complementou.

Foram homenageados os servidores que aposentaram entre 2002 e 2003: Marcos Alegre (ex-Diretor), Márcio Antonio Teixeira (ex-Diretor), Alvanir de Figueiredo (ex-Diretor), Ana Oliveira Pereira Hartman, Elisa Fujiko Kobayashi, Ivan Resina, Natalício Severo de Souza, Octavio Freire, Paulo Assir Zaupa.

A expectativa da comunidade acadêmica de Presidente Prudente deve ser a de que, consolidada a Faculdade de Ciências e Tecnologia, continue evoluindo e tenha uma importância crescente, a partir da iniciativa de 44 anos atrás.


Leia também:
Proex promove campanha de prevenção ao câncer de pele na FE-Ilha Solteira
Proex realiza campanha de vacinação na FE-Ilha Solteira
FO-Araraquara moderniza clínicas de atendimento
Ibilce-São José do Rio Preto elege nova diretoria
FMVZ-Botucatu é pioneira no emprego de citologia aspirativa por agulha fina
Um novo olhar sobre os adolescentes
FCT-Presidente Prudente promove exposição "Índio: Exemplo de Harmonia na Sociedade e na Natureza"
FCT-Presidente Prudente mantém Programa de Monitoramento de Alunos da Escola Estadual
FC-Bauru promove simpósio sobre formação em psicologia
IB-Rio Claro promove Ciclo Wilhelm Reich
Nilmário Miranda, secretário nacional dos direitos humanos, debate prostituição infantil na FCL-Araraquara
Centro de Psicologia Aplicada da FC-Bauru e Conselho Regional de Psicologia promovem Café Cultural
Seminário da FCL-Araraquara discute globalização e economia solidária
FCA-Botucatu completa 38º aniversário
FCT-Presidente Prudente comemora 44 anos
Campus de São Vicente lança manual acadêmico
FCA-Botucatu pesquisa novos usos para o Pinus taeda
FCA-Botucatu promove II Festa da Mandioca e I Workshop sobre Tecnologias em Tuberosas Tropicais
Campus de Bauru recebe a mostra "Proclamação das Repúblicas"