Câmpus de Araraquara apresenta 34 projetos tecnológicos na Facira 2003
Por Luciana Massi

Desenho do estande da Unesp na Facira 2003Jogo de computador que leva a arte renascentista a jovens de 7 a 12 anos; prótese de joelho leve, durável, resistente à água e que custa 1/4 do preço das já existentes; e kit simples, barato e de aplicação rápida que detecta falsificação de medicamentos como Novalgina, Anador e Neosaldina são alguns dos projetos que foram apresentados pelo campus de Araraquara da Unesp durante a Facira 2003 (Feira Agro Comercial e Industrial da região de Araraquara), realizada de 8 a 17 de agosto.

O estande da Unesp apresentou, no total, 34 projetos tecnológicos desenvolvidos por alunos e professores de todos os campus da universidade, que fazem parte da Mostra de Tecnologia. Além disso, a instituição também trouxe alguns projetos voltados para a comunidade, realizados pelas quatro unidades do campus de Araraquara, como o Laboratório Editorial, a Livraria da Faculdade de Ciências e Letras, o projeto CUCA (Cursinho Gratuito), o CEMPEQC (Centro de Monitoramento e Pesquisa da Qualidade de Combustíveis, Petróleo e Derivados), o Centro de Ciências e Grupo Alquimia do Instituto de Química (IQ).

Durante a feira, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) esteve realizando algumas atividades farmacêuticas, entre elas medida da pressão sanguínea, atenção farmacêutica e saúde pública.

Os visitantes também puderam fazer consultas sobre saúde bucal e orientação de prevenção do câncer, bem como de outras doenças da boca. As unidades FCF, FCL e IQ também apresentaram suas respectivas empresas-juniores, onde os alunos das unidades prestam serviços e consultoria à empresa.

Os projetos tecnológicos que foram apresentados foram escolhidos entre 160 projetos que integram a Mostra de Tecnologia da UNESP, realizada em 2002. Também foram feitas apresentações orais pelos autores de cada projeto.