Projetos de extensão da FO-Araraquara
melhoram condições de saúde de crianças do município
Por Samanta Silva Santos

Projetos de extensão universitária da FO-AraraquaraA professora doutora Ângela Cristina Cilense Zuanon, docente da Disciplina de Odontopediatria do Departamento de Clínica Infantil, ligado à Faculdade de Odontologia da Unesp (FO), campus de Araraquara, desenvolve dois projetos de extensão que estão transformando, de maneira direta, a qualidade de vida da comunidade local. Os projetos em questão são "Saúde na infância" e "Atendimento odontológico infantil preventivo, educativo e curativo no Assentamento Bela Vista".

O projeto "Saúde na Infância" é realizado no Centro de Convivência Infantil (CCI) e atende os filhos dos funcionários e professores do campus de Araraquara. O objetivo é educar e motivar as crianças para a promoção de saúde bucal e seu desenvolvimento. Envolve estagiários (alunos de graduação voluntários e bolsistas-Proex), docentes e pessoal técnico-administrativo do CCI, todos coordenados pela professora Ângela.

"O projeto oferece sessões de motivação, com atividades lúdicas semanais. As crianças se divertem, participam e aprendem. As metas do programa têm sido alcançadas com êxito e, hoje, após 4 anos de existência, pode-se dizer que o projeto é um sucesso, pois encontramos crianças motivadas e educadas, no que se refere a hábitos de higiene bucal, além de algumas delas terem abandonado o uso de chupeta", explica a docente.

O projeto destinado ao atendimento odontológico infantil na zona rural (Assentamento Bela vista) vem sendo realizado há 8 anos e compreende atividades curativas realizadas no Posto de Saúde do próprio local pelos alunos dos 7º e 8º semestres do curso de graduação, estagiários (bolsista Proex) e professores. Oferece também atividades educativas semanais na escola do assentamento, todas às terças-feiras, nos períodos da manhã e tarde, por meio de atividades lúdicas e recreativas, além de evidenciação de placa, escovação supervisionada e bochechos com flúor.

Projetos de extensão universitária da FO-Araraquara"Os bebês de zero a quatro anos de idade são atendidos em suas casas, por meio de atendimento domiciliar realizado pelos estagiários e docentes da disciplina, envolvendo todo o núcleo familiar da criança em busca da verdadeira promoção de saúde. Os resultados deste trabalho demonstra grande aprendizado e interesse das crianças, as quais mudaram significativamente seus conceitos e hábitos de higiene", comenta Ângela.

A professora lembra que o envolvimento dos alunos e professores em projetos de extensão universitária representa muita importância na formação profissional e pessoal dos envolvidos. "Atuando em extensão, nós podemos oferecer condições de trabalho e convivência com grupos comunitários, que a sala de aula jamais poderá oferecer", aponta. "Desenvolver projetos e atividades deste porte tem se tornado uma tarefa simples e gratificante, uma vez que dispomos de grande apoio e incentivo da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex)", conclui.