O homem e o meio ambiente
Semana do Meio Ambiente da FCL-Araraquara debate sustentabilidade e defesa da natureza
Por Abner Massarioli

Projeto EurekaPropor reflexões sobre o meio ambiente, sustentabilidade e necessidade de defesa da natureza. Foi com estes objetivos que o Centro Acadêmico "Celso Furtado" (CACEF - Gestão Pluralidade), ligado à Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (FCL), campus de Araraquara, promoveu, em julho, a Semana do Meio Ambiente: Agente e Objeto. O evento contou com o apoio da FCL e do Departamento Autônomo de Águas e Esgotos de Araraquara (DAAE).

Segundo o diretor do CACEF, Daniel Tadeu do Amaral, o objetivo da semana foi o de proporcionar aos estudantes de Economia e demais cursos uma oportunidade de conhecer experiências e estudos voltados para a área que envolve a relação do homem com o meio no qual vive.

"Como diria o geógrafo Milton Santos, a relação entre o homem e o meio em que vive tem em vista o espaço como expressão material, resultado do trabalho social, que para organizar o espaço, o homem utiliza suas forças corporais e mentais a partir do trabalho", afirma Amaral. "Mas o processo de transformação e modificação deste espaço, que leva a uma natureza humanizada, estaria de que maneira pautada pelo respeito à natureza?", questiona o diretor do CACEF ao falar sobre a proposta da semana.

Temas

A Semana do Meio Ambiente: Agente e Objeto enfocou dois eixos principais. O enfoque mais prático do evento ficou por conta das experiências da ONG Grito das Águas (organização não governamental que atua na defesa dos recursos hídricos e na preservação ambiental), de Santa Catarina, e de uma palestra com o vereador Carlos Nascimento sobre o Fórum Pan-Americano das Águas e o Aqüífero Guarani (um dos maiores aqüíferos do mundo e que possui sua maior área de recarga na região de Araraquara).

O outro eixo da Semana do Meio Ambiente abordou temas de estudo como desenvolvimento e sustentabilidade, consciência ambiental, e a relação entre os recursos naturais e o capitalismo, contando com palestras do professor Nelson Choeri e do doutorando da UNICAMP, Marcelo Mike Dotti. Nelson Choeri é engenheiro civil e mestre em engenharia do petróleo, com experiências profissionais em plataformas marítimas da Petrobrás. Choeri também foi presidente da REPLAM (refinaria de petróleo localizada em Paulínia).

O evento ainda contou com a exibição do filme "Amazônia em Chamas", de John Frankenheimer, que narra a história do ativista Chico Mendes, assassinado em 1989. Segundo os organizadores da Semana do Meio Ambiente, a idéia do evento é prosseguir com o debate nos próximos anos.