Computação da FC-Bauru contribui com seqüênciamento de DNA
Por Maria Fernanda e João Moretti

IlustraçãoO Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD), do Departamento de Computação, da Faculdade de Ciências da Unesp (FC), campus de Bauru, criado em 2002 com financiamento da FAPESP, é responsável pelo aprimoramento de projetos nas áreas de Processamento Paralelo, Visão Computacional e Bio-informática e visa dar suporte ao desenvolvimento de pesquisas que demandam grande poder computacional.

O laboratório está equipado com um cluster de computadores, interligados por uma rede de comunicação de alta velocidade. "Para ser formado, esse cluster necessita de software especial, como os ambientes de processamento paralelo Mosix e Beowulf", comentou o Prof. Dr. Cavenaghi.

Entre as atividades, destacam-se os projetos na área de Bio-informática, que visa a comparação de seqüências genéticas em ambientes de processamento paralelo. Pesquisas nesta área têm objetivo de elucidar aspectos desconhecidos da estrutura e da função de genes e proteínas, utilizando métodos matemáticos e técnicas da Ciência da Computação. A montagem de seqüências e a comparação com as já conhecidas constituem o primeiro passo na compreensão de aspectos estruturais e funcionais de moléculas de DNA, RNA e proteínas nos mais diversos seres vivos.

Atualmente, o grupo desenvolve pesquisas com financiamento da Fapesp e, recentemente, foi concluída a implementação de uma aplicação paralela para segmentação de imagens, utilizando-se descritores de texturas. "Essa aplicação é útil, por exemplo, para permitir a estimação, em tempo real, de densidades de multidões, em sistemas de monitoramento on-line, que utilizam imagens captadas por circuitos de tv", explicou o Prof. Dr. Marana.

O LCAD é a sede do "Grupo de Pesquisa em Sistemas Computacionais Avançados", composto pelos professores Aparecido Nilceu Marana, Marcos Antônio Cavenaghi e Roberta Spolon Ulson, e por alunos de iniciação científica dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Bacharelado em Sistemas de Informação. "O grupo desenvolve projetos nas áreas de Processamento Paralelo, Visão Computacional e Bio-informática", ressalta a professor Roberta Ulson.

"O LCAD, desenvolve, ainda, projetos na área de Biometria, utilizando técnicas de processamento paralelo, algoritmos genéticos, redes neurais artificiais e reconhecimento de padrões para a identificação e autenticação de indivíduos", finalizou o Dr.Marana.

Os docentes comentaram que novos projetos estão sendo encaminhados aos órgãos de fomento para apreciação e busca de financiamento, portanto, em pouco tempo, novidades poderão ser anunciadas pelos pesquisadores.