Curtas

Ibilce-Rio Preto inaugura mestrado em engenharia e ciência de alimentos

Por Taciana Belluci

O curso de pós-graduação em Engenharia de Alimentos e Tecnologia de Alimentos, do Instituto de Biociências. Letras e Ciências Exatas da Unesp (Ibilce), campus de São José do Rio Preto, tem por objetivo a formação de docentes de nível superior, de pesquisadores de alto nível e de profissionais especializados na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e Engenharia de Alimentos, visando atender às metas de desenvolvimento científico e tecnológico nacionais.

O curso começa agora em agosto de 2003, com 12 vagas oferecidas, sendo uma na linha de pesquisa Propriedades Físicas de Materiais de Origem Biológica, duas na linha de pesquisa Engenharia de Processos para Indústria de Alimentos, cinco vagas na linha Química e Tecnologia de Produtos Alimentícios, e quatro na linha de Microbiologia e Bioprocessos.

As bolsas de estudo, eventualmente cedidas ao curso por Instituições Públicas e/ou Privadas, são distribuídas aos alunos regulares com base em critérios de mérito estabelecidos pelo Conselho de Curso. Os participantes são graduados em Engenharia de Alimentos ou em áreas correlatas, definidas pelo Conselho do Curso de Pós-Graduação.

As linhas de pesquisas desenvolvidas são basicamente quatro: Engenharia de Processos para Indústria de Alimentos, Propriedades Físicas de Materiais de Origem Biológica, Química e Tecnologia de Produtos Alimentícios, Microbiologia e Bioprocessos.

Mais informações: www.ibilce.unesp.br


Grupo de Estudos em Economia Industrial da FCL-Araraquara
debate organização industrial e desenvolvimento tecnológico

Por Abner Massarioli

O Grupo de Estudos em Economia Industrial (GEEIN), ligado à Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (FCL), campus de Araraquara, realizou, entre os dias 13 e 15 de agosto, no Anfiteatro "A" da faculdade, o IV Seminário de Economia Industrial "Modelos de Organização Industrial e Desenvolvimento Tecnológico".

O seminário tem como objetivo reunir e refletir com aprofundamento as contribuições de um grupo de pesquisadores que desenvolvem trabalhos em Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento foi estruturado em torno de quatro temas: Modelo Sturgeon, Resultados do projeto "Diretório da Pesquisa Privada", Inovação em Clusters, e Políticas de atração de investimentos tecnológicos e de promoção da inovação.

O seminário destina-se ainda a apresentar e discutir resultados das pesquisas promovidas pelo GEEIN. Entre os convidados, destaca-se o representante do Brasil na Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), o professor Renato Baumann.

A comissão organizadora do evento é formada pelos professores João Furtado (FCL), Rogério Gomes (FCL), Marcelo Pinho (UFSCAR) e Renato Garcia (Poli-USP).


Produção acadêmica da FO-Araçatuba é destaque na Expô 2003

Por Fernando Fortes Picoli

Como acontece já há dez anos, a Faculdade de Odontologia da Unesp (FO), campus de Araçatuba, mostrou novamente um pouco de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão em estande montado na Exposição Agropecuária de Araçatuba de 2003. O evento aconteceu de 4 a 14 de julho de 2003, no recinto Clibas Almeida Prado.

Os visitantes da "Expô 2003", como é localmente conhecido o evento, puderam visitar o estande da Faculdade, que esteve instalado no pavilhão Flávio Meirelles do recinto. Além da exposição de painéis, através dos quais a população pôde conhecer melhor a produção científica da Faculdade e seus serviços de extensão, ocorreram ainda palestras com docentes. Para as palestras, foi montada uma sala com aparelhos televisores e outra com projetores de slides. Estava também em exposição esqueletos e crânios de alguns animais e também do esqueleto completo de um cavalo.

Por meio de um consultório odontológico montado no próprio estande, foram realizados exames de prevenção e orientação sobre o câncer bucal e seus riscos, além de pequenas intervenções, atendimentos de emergência e assistência aos profissionais que trabalham na realização e organização do evento.

Os residentes do Hospital Veterinário da Faculdade desenvolvem um trabalho específico fora do estande. Os 24 alunos cuidam da sanidade e das emergências que possam acometer os animais em exposição, dos leilões e dos rodeios. Os visitantes do estande puderam também conhecer a planta baixa e fachada do Hospital Veterinário do Curso de Medicina Veterinária que terá suas obras iniciadas em breve.


Especialista estrangeiro promove curso
de resíduos em floresta na FCA- Botucatu

Por Ana Maria Martins Rufino

A Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp (FCA), campus de Botucatu, recebeu, entre os meses de maio e junho, a visita de Robert Harrison, professor norte-americano de Química de Solos no College of Forest Resources University of Washington - Seattle, especialista na área ambiental, com ênfase em produtividade em longo prazo, qualidade de solo e de água, ciclagem de minerais e utilização de recursos orgânicos e industriais.

Robert ministrou um curso de Resíduos em Floresta, voltado para alunos da faculdade. Ele estuda a possibilidade de repetir o curso em Agosto, desta vez voltado para empresários brasileiros. Dentre suas atividades na FCA está a elaboração de uma proposta de intercâmbio entre estudantes da Unesp e da Universidade de Washington, na área ambiental e florestas.


FCL-Araraquara ganha mais dez
computadores para o novo laboratório de informática

Por Abner Massarioli

Mais computadores para os laboratórios da FCL-AraraquaraA Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (FCL), campus de Araraquara, que já conta com três laboratórios de informática com um total de 40 computadores, a partir de agosto, terá um quarto laboratório com mais 10 computadores e com uma grande diferença: nesse novo espaço, chamado de laboratório de free software, serão utilizados somente programas gratuitos de diversas origens e de excelente qualidade.

O sistema operacional será o Linux, sistema livre que não é necessário o pagamento de royalties (direitos autorais), já que é construído e atualizado por programadores voluntários que disponibilizam as novas versões na internet para quem se interessar.

O objetivo do Serviço Técnico de Informática (STI) da FCL é iniciar junto aos 2.221 alunos da graduação, um trabalho de desmistificar o conceito em relação a esses softwares e também oferecer a esses alunos a oportunidade de conhecer outros sistemas que poderão ser utilizados na sua vida profissional, já que segundo Bruno Otto T. Rosa, analista de informática, a tendência é que esses novos programas e sistemas venham a substituir alguns dos já existentes, oferecendo assim alternativas aos usuários. "A FCL já utiliza Linux nos seus servidores e, com o novo laboratório, os alunos também poderão utilizar os recursos disponíveis.


FCF-Araraquara expõe áreas principais
do curso de Farmácia na Feira de Profissões 2003

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp (FCF), campus de Araraquara, marcou presença na Feira de Profissões 2003, realizada nos dias 23, 24 e 25 de julho no próprio campus araraquarense. O evento contou com várias universidades, tanto públicas como privadas, tendo como público alvo os vestibulandos e objetivando auxiliar estes na escolha da carreira a ser seguida.

Como em anos anteriores, a FCF apresentou em seu estande práticas demonstrativas nas três grandes áreas de formação oferecida pela instituição. Na área de Análises Clínicas, foram realizadas práticas como o teste de gravidez e demonstração de ovos de parasitas. Já na área de Fármacos e Medicamentos, foram manipulados géis e cremes, além da demonstração de plantas de uso medicinal. E, na área de Alimentos, foram realizados testes de detecção de açúcar em refrigerantes diets.

A FCF também distribuiu folhetos explicativos sobre a faculdade, xampus feitos pelos alunos da disciplina de cosmetologia e leite de soja fabricado na Unidade de Desenvolvimento e Produção de Produtos de Soja, vinculada ao Departamento de Alimentos da Unidade.

"Para nós da Faculdade de Farmácia, é de suma importância este contato com o vestibulando para que possamos demonstrar as inúmeras áreas de atuação do profissional farmacêutico, desmistificando assim a imagem que a sociedade tem de que o farmacêutico é o profissional apenas de atuação nas farmácias e drogarias", afirma Emerson Tosco, monitor do estande da FCF.