Pesquisa do Portal Universia aponta
que universitários buscam trabalhos sociais

No entanto, para realizar tais atividades, estudo revela que estudantes querem incentivos

Por Renato Sartório Ramos

Logotipo do Portal Universia BrasilEmbora apenas 21% dos universitários brasileiros estejam envolvidos com projetos sociais e trabalhos voluntários, 94% entre os entrevistados de uma pesquisa realizada pelo Portal Universia se mostram com vontade de participar de atividades como essas. No entanto, a motivação seria maior se as instituições investissem mais na organização do voluntariado e garantisse mais benefícios aos estudantes participantes.

A pesquisa mostra que 65% das faculdades e universidades do País têm projetos sociais, segundo seus alunos. A participação, porém, é, na maioria das vezes, optativa. Algumas universidades, de acordo com o levantamento, colocaram o trabalho voluntário como item obrigatório para a conclusão de curso, o que acaba levando alguns estudantes a entrarem em contato com esse tipo de atividade.

Os trabalhos mais procurados por jovens, segundo a pesquisa, são aqueles envolvendo crianças. Além disso, pode-se notar que os estudantes têm mais interesse em trabalhar na área que estão cursando a graduação.

De acordo com a pesquisa, os universitários gostariam de receber, em troca das atividades sociais e voluntárias, bolsa-auxílio, créditos em disciplinas e até acréscimo de notas. A pesquisa, realizada pelo portal Universia em fevereiro, contou com a participação de 882 estudantes, em oito capitais e no Distrito Federal.