Alunos de desenho industrial da FAAC-Bauru
recebem prêmio por design de frasco de perfume
Alunos vão representar o Brasil na etapa internacional do
concurso, em outubro próximo, no Principado de Mônaco
Por Rodrigo Bruschi Scanavachi

Design premiado Alunos do segundo ano do curso de Desenho Industrial da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp (FAAC), campus de Bauru, conquistaram prêmio de importância nacional na Luxe Pack Brasil 2003, evento de exposição de embalagens, acessórios e componentes para a indústria de produtos de luxo, sendo considerado como o mais importante pólo de tendências para o mercado mundial deste setor. Os estudantes obtiveram a primeira colocação com um moderno design de um frasco de perfume.

"Nós nem esperávamos ganhar. Formamos esse grupo apenas para pegar experiência na área e acabamos fazendo um bom trabalho, graças a ajuda dos nossos professores", afirma Fernando Feldberg, um dos alunos integrantes do grupo.

O grupo formado pelos unespianos Fernando Feldberg, Fabiana Yoshikawa, Patrícia Magalhães, Flávio di Sarno e Paulo Mattos superou estudantes e profissionais de todo o País e faturou o primeiro lugar com o projeto de um frasco de perfume. "Tínhamos que desenvolver um perfume que tivesse o nome Monte Carlo Dream. AíDesign premiado foram procuradas as referências de Monte Carlo de Mônaco, pensando na idéia de sonho", explica o professor Cláudio Roberto y Goya, coordenador do grupo.

"A primeira idéia quando se pensou em Monte Carlo seria a sofisticação e a feminilidade. Então, de repente, surgiu a idéia de uma taça de champanhe. A embalagem tem um elemento em vermelho que remete ao brasão de Mônaco. A forma final da embalagem remete à forma da torre do cassino de Monte Carlo", completa Goya.

A seleção dos trabalhos foi feita em São Paulo, no mês de abril. O grupo vencedor vai representar o Brasil na etapa internacional do concurso, em outubro próximo, no Principado de Mônaco. Além da oportunidade de mostrar o talento nacional diante de representantes dos EUA, França, Itália e Alemanha, os estudantes da Unesp já faturaram dois mil euros, que equivalem a mais de 6 mil reais.

"Os dois mil euros eram voltados para a produção do protótipo. Mas várias empresas brasileiras que estavam participando da feira da Luxe Pack se interessaram em fazer esse protótipo para gente. Desta forma, poderemos ficar com o dinheiro para fazer algumas viagens, a fim de acertar o projeto e o resto, investir no grupo", explica Fernando Feldberg.