Treinamento de tutores de EAD entra na fase de construção de conteúdo

Rui Seabra e Ana Sílvia Barraviera demonstram como trabalhar com as ferramentas da WebA Pró-Reitoria de Extensão Universitária realizou, no dia 7 de novembro, a terceira etapa do treinamento dos 60 tutores do programa de ensino a distância. O evento aconteceu na própria sede da universidade, na cidade de São Paulo.

O treinamento, que durou o dia todo, foi dividido em três partes. O Pró-Reitor de Extensão Universitária, professor Benedito Barraviera, deu início ao treinamento informando os participantes sobre a mais nova portaria do Ministério da Educação (MEC), que permite as instituições de ensino superior a realizarem 20% da carga horária de cada curso de graduação de forma não presencial. "Tal portaria demonstra a capacidade do governo federal em enxergar as grandes oportunidades que as novas metodologias de ensino podem gerar. Isso demonstra que a Unesp está no caminho certo, quando inicia atividades de ensino não presencial. O nosso projeto na universidade é bastante amplo e será desenvolvido a médio e a longo prazo, e a portaria do MEC só vem legitimar nossos esforços", afirmou Barraviera.

Na segunda fase, o médico veterinário do Cevap (Centro de Venenos e Animais Peçonhentos da Unesp) Rui Seabra Junior e a publicitária Ana Silvia Barraviera discorreram, de forma didática, sobre os programas e ferramentas da web para se construir um sistema de multimídia para educação a distância.

Nesta oportunidade, foram apresentados programas como Adobe Fhotoshop (para tratamento de imagens), Macromedia Flash (para fazer animações), Adobe Premiere (para fazer vídeos), Help HTML (para montar páginas) e Macromedia DreamWeaver (para montar páginas na Internet), entre outros. Seabra Junior e Ana Silvia também mostraram seus trabalhos de ensino a distância que já existem na Unesp.

Na terceira parte, dois profissionais do Instituto de Química da Unesp (IQ), câmpus de Araraquara, apresentaram alguns projetos em andamento. O docente do IQ Stanlei Ivair Kleim trouxe aos convidados a página do instituto. Nela, contém informações acadêmicas para os alunos e para o público externo. "Não é propriamente uma página para trabalhos de ensino a distância, mas ela ajuda na complementação dos estudos", disse Kleim.

Em seguida, o especialista em Informática do IQ Fábio Luiz Alcedo apresentou o programa Aula Net, uma mega-ferramenta da web, já formatada, que permite o gerenciamento de programas de ensino a distância. "Na verdade, o Aula Net é uma espécie de servidor para ensino a distância. As instituições de ensino podem fazer uso desta ferramenta para nortear os seus programas, de modo que os professores só terão o trabalho de desenvolver o conteúdo do curso", afirmou Alcedo.

Na oportunidade, Mirian Penteado, ligada ao Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp (IGCE), câmpus de Rio Claro, apresentou o site do IGCE e todos os seus aspectos. "Na verdade, a home page traz informações institucionais da unidade, matérias técnicas, a estrutura e um canal aberto para alunos, professores, funcionários e pessoas em geral", disse Mirian.

Ao final, os tutores sugeriram que o treinamento sobre o "Acabamento de Visual de Projetos Multimídia", previsto para o início de 2002, seja realizado em algum câmpus do Interior, como, por exemplo, Araraquara, Bauru ou Rio Claro.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas