Farmácia Escola da FCF-Araraquara distribui
remédios para população carente da região
Por Emerson Tosco

IlustraçãoA Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp (FCF), campus de Araraquara, mantém o projeto Farmácia Escola "Prof. Dr. Antonio Alonso Martinez" para servir de laboratório de treinamento aos alunos de graduação, tanto nos estágios curriculares obrigatórios, como para os estágios supervisionados no final do curso, além de beneficiar a população de baixa renda da região, com o oferecimento de medicamentos a baixos custos.

O coordenador do projeto é o Prof. Dr. Jose Carlos Nassute, tendo como farmacêutica responsável a Profa. Dra. Helena Rocco e farmacêutica co-responsável, a Profa. Dra. Cristiane Feriato da Silva.

A Farmácia Escola funciona como qualquer outro estabelecimento farmacêutico: vendendo medicamentos industrializados a baixo preço; produzindo cerca de 60 medicamentos manipulados, assim como cosméticos e produtos dermatológicos.

Como extensão, a Farmácia Escola fornece medicamentos gratuitos (amostra grátis), sob prescrição médica (da rede pública de saúde) à centenas de pacientes mensalmente. Outro trabalho oferecido é o fornecimento de informações farmacoterapêuticas por telefone, fax e e-mail para profissionais da saúde e população em geral.

"A Farmácia Escola tem uma importância fundamental na formação do graduando, assim como do profissional , servindo como local de treinamento e aperfeiçoamento.Como a nova grade curricular do Curso de Farmácia vai priorizar a formação do Farmacêutico como o profissional do Medicamento, a Farmácia vai ter seu papel valorizado.A Farmácia Escola está perfeitamente enquadrada na Extensão Universitária pois presta Assistência Farmacêutica a um universo muito diversificado sob o ponto de vista social e econômico", afirma o coordenador do projeto, Prof. Nassute.

A Farmácia Escola funciona no antigo prédio da FCF, na Rua Expedicionários do Brasil, nº 1621, centro, no horário das 8h as 17h.