FO-Araraquara e Senai constroem máquina com
diamante artificial que padroniza preparos cavitários em dentes

Por Samanta Silva Santos

Alunos da FO-Ar e do Senai desevolvem tecnologia de ponta em aparelhos odontológicosOs alunos do mestrado na disciplina de Odontopediatria, da Faculdade de Odontologia da Unesp (FO), campus de Araraquara, sob responsabilidade da professora Lourdes dos Santos Pinto, juntamente com os alunos do curso técnico de ferramenteiro de dispositivos do Senai, elaboraram um projeto de uma máquina que padroniza os preparos cavitários em dentes, utilizando diamante artificial como tecnologia de precisão.

Os estudantes do mestrado sentiam a necessidade de uma máquina que fornecesse precisão e padronização aos preparos realizados com aparelhos de alta rotação, abrasão a ar e ultrassom. Essa necessidade de precisão ficou mais evidente quando iniciaram as pesquisas com as pontas CVDentUS, pontas especiais que foram desenvolvidas no Brasil, pelos pesquisadores do INPE Vladimir Trava-Airoldi, Evaldo Corat e equipe, após seis anos de pesquisa.

Essas pontas diferem das tradicionais, porque são feitas a partir de uma tecnologia que utiliza diamante artificial e, além disso, podem ser utilizadas em aparelhos de ultrassom. A utilização do ultrassom pode ser muito benéfica tanto para o paciente quanto para o profissional. Ocorre que o paciente fica numa situação mais confortável, uma vez que se tem menor ruído e menor trauma no local a associação desses dois fatores resulta numa menor sensação de dor para este paciente.

No que se refere ao dentista, a utilização do ultrassom com as pontas CVDentUS é bastante interessante uma vez que se pode ter um acesso preciso à área especifica onde está o tecido cariado e, além disso, temos o fator durabilidade das pontas que é bem maior.

E em meio a tudo isso, os alunos do Senai foram os responsáveis pela invenção da máquina eles colocaram em prática a idéia que partiu dos alunos do mestrado. Eles construíram a máquina que tornou possível resolver dois problemas; preencher os requisitos de padrão e precisão exigidos pelas pesquisas e ser utilizada em pesquisas que envolvam o ultrassom e também outros tipos de aparelho como, por exemplo, o de alta rotação (motorzinho do dentista).

A importância do projeto para os alunos do Senais reside no fato de que a realização desse trabalho significou a Máquina que utiliza diamante artificial para padronização os preparos cavitários em dentescolocação em prática dos dois cursos que fizeram na instituição, o curso de mecânica de usinagem e o curso de ferramenteiro de dispositivos, o primeiro tem duração de dois anos e garante uma formação mais geral, o outro curso tem um caráter mais especifico e tem duração de um ano.

Essa realização foi muito significativa para os alunos do Senai, pois eles conseguiram uma formação por competência, colocaram em prática tudo que aprenderão nestes três anos de curso e agora esse projeto será utilizados como um trabalho de conclusão de curso desses alunos.

Parcerias como essas são muito interessantes, uma vez que geram crescimento e enriquecimento das partes envolvidas. Problemas podem ser solucionados a partir de iniciativas de união e trabalho em conjunto como esta.