Curtas

Unesp de São Vicente debate situação de
ecossistemas marinho no litoral brasileiro

Por Marcos Rogério Rosa

Será realizada do dia 25 a 29 de agosto a Semana da Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro do campus da Unesp de São Vicente, evento que contará com a participação de especialistas das diferentes áreas da biologia, ministrando cursos e palestras.

A primeira semana da biologia marinha e do gerenciamento costeiro surge com o propósito de expandir os conhecimentos e mostrar novos conceitos nas áreas de biologia marinha e gerenciamento costeiro, procurando abranger de todas as formas o ecossistema marinho e também as zonas costeiras, além de discutir impactos e trazer soluções ao abrir horizontes dessas áreas poucos estudadas no Brasil.

Os professores convidados irão ministrar mini-cursos e palestras das áreas que atuam. A semana terá inicio na segunda-feira (25/08), com a abertura oficial com o coordenador do campus Dr.Luiz Antonio Vane. Durante toda semana, haverá exposição fotográfica de André Camilli Dias, que ministrará o curso de fotografia. Durante a noite, serão exibidos filmes de biologia marinha, filmes sobre comportamento de animais marinhos e documentários.

Mais informações sobre mini-cursos , palestras , inscrições e valores : www.csv.unesp.br


FCF-Araraquara é penta-campeã da Copa Farma

Por Emerson Tosco

Os alunos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp (FCF), campus de Araraquara, coordenados pela Atlética, que é vinculada ao Centro Acadêmico de Ciências Farmacêuticas, sagraram-se penta-campeões na última edição da Copa Farma, realizada no mês passado, na cidade de Taubaté (SP), no Vale do Paraíba.

O torneio universitário é um evento esportivo no qual as faculdades de farmácia disputam as seguintes modalidades: Futebol, Vôlei, Basquete, Handbol, Futsal, Natação e Atletismo, todas nas versões masculina e feminina. As faculdades participantes foram Unesp/Araraquara, FOC/SP, PUC/Campinas, Unimep/Piracicaba, UMC/Mogi das Cruzes, Unisantos/Santos, USF/Bragança Paulista e Unip/Todos Campi.

O evento objetiva promover a integração entre os estudantes de farmácia de várias faculdades, bem como incentivar a prática esportiva entre eles.


FO-Araraquara realiza 57°Jornada Odontológica e 17º Jornada Acadêmica

Por Samanta Silva Santos

A Faculdade de Odontologia da Unesp (FO), campus de Araraquara, vai realizar suas jornadas cientifica e odontológica no período de 23 a 27 de setembro de 2003. A Jornada Odontológica é um evento de destaque e tradição na odontologia nacional, e contribuí para difusão de conhecimentos e aperfeiçoamento de acadêmicos, profissionais, pós-graduandos e professores há mais de 50 anos. A programação científica é composta de cursos nacionais, internacionais, conferências e simpósios ministrados por professores de destaque nas diversas áreas da odontologia.

Já a Jornada Acadêmica visa o desenvolvimento científico e clínico dos acadêmicos, pós-graduandos e profissionais, com a participação de diversas faculdades. Serão promovidos fóruns de apresentações de temas livres, além de exposição de painéis nas categorias clínico e científico.

Neste ano de 2003, quando são comemorados os 80 anos da Faculdade de Odontologia de Araraquara, todo esforço vem sendo realizado para organização das Jornadas Odontológica e Acadêmica concomitantemente no mês de setembro.

As informações detalhadas sobre programação científica, normas para apresentação e inscrição de trabalhos, assim como os valores e adesões, podem ser obtidas no site www.jofoa.com.br. É importante ressaltar que o prazo máximo para envio de trabalhos pela internet é o dia 20 de agosto de 2003.


Alunos da FAAC-Bauru são finalistas do
Concurso Volkswagen de Design 2003

Por Rodrigo B. Scanavachi

Os alunos do curso de Desenho Industrial da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp (FAAC), campus de Bauru, foram destaque no Concurso Volkswagen de Design 2003, evento promovido anualmente pela montadora. Dos 15 estudantes finalistas, sete são da Unesp.

Os contemplados unespianos, nesta edição, realizada em junho último, foram André Leal da Fonseca, Edgar Tadao Kimura, Gustavo Souza Motta, Thales de Oliveira Arouca e Yuri Hayek, que acabaram se classificando para a terceira fase do concurso, que acontece no segundo semestre de 2003.

O tema deste ano foi "Minority Report ou Mad Max ? Como será o Golf em 2053?". Os automóveis projetados pelos alunos deveriam ser ousados, pensando em um carro que revolucionasse o futuro.

O Concurso Volkswagen de Design é considerado um dos principais e mais importantes da área no Brasil. O objetivo do concurso é dar aos alunos do último ano de Desenho Industrial, a oportunidade de demonstrarem seu talento, através do desenvolvimento de projetos de Design Automotivo.


Bolsistas da FAAC-Bauru debatem resultados de projetos de extensão

Por Rodrigo B. Scanavachi

A Comissão Permanente de Extensão Universitária (CPEU), da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp (Faac), campus de Bauru, realizou o "1º Simpósio de Bolsistas do Programa de Apoio ao Estudante (PAE)". O evento, promovido em junho, proporcionou aos alunos a oportunidade de divulgarem seus trabalhos e debaterem os resultados de suas ações de extensão.

Foram apresentados trabalhos nas áreas de Comunicação, Desenho Industrial, Artes, Planejamento Urbano e Regional, Antropologia e Sociologia. "A partir desse nosso trabalho, elaboramos um projeto de pesquisa onde aprofundaremos alguns aspectos da extensão feita", conta o aluno Marko Alexandre dos Santos. Os trabalhos apresentados no Simpósio serão compilados em uma pequena publicação.

Entre a programação, o destaque ficou com a palestra "Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão", proferida pela Prof.ª Lígia Márcia Martins, do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências. Em sua fala, Lígia destacou a importância da extensão e sua articulação com o ensino e a pesquisa dentro da universidade.


Trabalhos de extensão para terceira idade
se transformam em arte no IA-São Paulo

Por Carolina Bonfim

O Instituto de Artes da Unesp, campus São Paulo, promoveu, no mês de julho, o 3º Sarau Cultural da Unesp-Unati - Universidade Aberta à Terceira Idade. O evento simboliza a integração dos alunos e da comunidade universitária junto aos projetos de extensão voltados para membros da terceira idade.

Dentre as atividades realizadas, o Sarau contou com apresentação de teatro, demonstração dos alunos de Tai Chi Chuan e de música, além da exposição de quadros, desenhos, fotos e pinturas, desenvolvidos pelos próprios alunos no decorrer do primeiro semestre de 2003, sendo que alguns trabalhos dos alunos de pintura em tecido, pintura a óleo e desenvolvimento inteligente estão disponíveis para venda.

O Projeto Unati, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex), é coordenado, no Instituto de Artes, pela Professora Kathya Maria Ayres de Godoy e pelo Professor Dr. Samuel M. Kerr.

Informações
Tel; (11) 274-4733 ( ramal 264) das 14h às 17h
Correio eletrônico: unati-ia@ig.com.br


FC-Bauru investe em reformas estruturais
para aprimorar ensino, pesquisa e extensão

Por João Moretti

O Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Unesp (FC), campus de Bauru, acaba de ganhar um novo prédio. O projeto, que contempla uma área de 880 metros quadrados, prevê a construção de salas individuais de docentes, salas de seminários de estudos e pesquisas, além de laboratório de informática, secretaria e salas para a chefia e Coordenação de Curso.

Segundo a Profa Dra Vanilda Miziara Mello Chueiri, Chefe do Departamento, o Laboratório Didático de Matemática, projetado para atender os alunos da graduação e estudantes-professores em atividades de extensão, deve ter sua construção iniciada ainda neste ano, em prédio anexo ao Departamento, prevendo espaço condizente para a realização de aulas e pequenos eventos. "Nele está prevista a instalação de oficina para elaboração e confecção de materiais instrucionais para o ensino de Matemática", informa.

A obra teve início no final de 2002, com um custo acima de R$ 650 mil e o término previsto para agosto de 2003. O Departamento de Matemática da FC iniciou suas atividades em 1967, por ocasião da criação do Curso de Engenharia Mecânica na então Fundação Educacional de Bauru.

Depois da implantação da Faculdade de Ciências, em 1969, o Departamento passou a ser órgão integrante desta Unidade. Nesse percurso, centralizou suas atividades em vários prédios, sob diferentes condições de trabalho. No campus de Bauru, já ocupou parte do espaço que hoje é a Biblioteca, contando com uma única sala, na qual se distribuíam todos os docentes.

"Depois desse local, passou ao seu espaço atual, com ambiente um pouco melhor, com salas compartilhadas por três ou quatro professores, secretaria e duas pequenas salas para computadores e atendimento aos alunos", destaca Vanilda.

Atualmente, conta com 24 docentes e atende, anualmente, mais de 1,2 mil alunos de 11 cursos de graduação das três Unidades Universitárias, e vários alunos bolsistas em trabalhos de iniciação científica, tendo grupos de pesquisa com produção significativa e atuação em projetos de extensão reconhecidos pela comunidade.

"Assim, exige-se uma estrutura física mais adequada à realidade. Os esforços dos docentes, aliados às necessidades prementes, facilmente detectáveis, possibilitaram o início da construção de um novo prédio para o Departamento", salientou Chueiri.


FC-Bauru ganha novo biotério

O Biotério da FC-Bauru foi recentemente construído, com o intuito de abrigar animais destinados ao ensino e pesquisa. Conta com duas salas, sendo uma com 18 metros quadrados climatizada, com sistema de exaustão e controle de iluminação, destinada ao crescimento e manutenção dos animais oriundos do Biotério Central em Botucatu. A outra serve como área de lavagem do material utilizado na manutenção, como caixas de contenção, bicos de água, bem como local de estocagem de ração.

O Biotério tem capacidade para abrigar cerca de 400 animais e neste primeiro estágio serão mantidos ratos, uma vez que não há divisão interna que permita a separação dos animais.

"O biotério apresenta condições mínimas exigidas para a manutenção adequada dos animais, pois trata-se de um avanço importante, uma vez que a qualidade dos animais e sua manutenção é aspecto de fundamental importância para a realização de experimentos confiáveis e que contribuam para o ensino de qualidade e a geração de conhecimentos através da pesquisa científica", salientou o professor doutor José Roberto Bosqueiro, um dos responsáveis pelo projeto.

A questão é tão importante, segundo Bosqueiro, que algumas revistas internacionais de trabalhos científicos exigem certificado de qualidade dos biotérios, de onde provêm os animais utilizados nas pesquisas.

A construção foi realizada com recursos da Assessoria de Planejamento - APLO e Reservas Técnicas de projetos Fapesp. e o biotério localiza-se no prédio 67, próximo aos Laboratórios Didáticos de Física e Química. "O primeiro passo está dado e, certamente, à medida do crescimento da F.C., melhorias serão necessárias e certamente conseguidas", finalizou Bosqueiro.