Sílvia Ortigoza, docente do IGCE-Rio Claro, aponta caminhos viáveis para o desenvolvimento sustentável no Brasil

Por Brenda Guimarães Marques

Sílvia OrtigozaA professora Silvia Aparecida Guarnieri Ortigoza, do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp (IGCE), campus de Rio Claro, desenvolve estudos sobre o consumismo e o desenvolvimento sustentável no Brasil no mundo. Nesta edição do Informativo Proex, a docente explica como promover o desenvolvimento sustentável em tempos de globalização e exploração. Confira.

Quais são os principais fatores envolvidos com o consumismo da sociedade atual?

Existe uma carência de pesquisas que traduzam com fidelidade a realidade do processo de consumo como um todo, que envolve desde a produção, o comércio, chegando a realização da mercadoria pelo consumo. Na minha opinião, o modo de vida urbano se enraizou na sociedade e acabou criando condições para que a mídia desenvolvesse formas de estimular o consumo. Com isso, surgiu uma sistemática onda de produtos, o consumo desenfreado, os supérfluos e os descartáveis, que foram sendo introduzidos no cotidiano das pessoas. O significado do consumo na organização da sociedade atual é preponderante, o status da pessoa, é, muitas vezes, medido pelo que consome e não pelo que possa ser necessário e útil na sua vida.

Muito tem se falado sobre a necessidade de um desenvolvimento sustentável no Brasil e no mundo. Nesse sentido, novas preocupações e soluções foram levantadas, como exemplo o "consumo sustentável". Fale sobre isso.

O conceito de consumo sustentável traz uma noção de consumo que envolve a preocupação sistemática em satisfazer as necessidades reais da sociedade em harmonia com a preservação dos recursos naturais, garantindo assim uma vida ambientalmente saudável para as futuras gerações. Engloba, portanto, a própria noção de sustentabilidade.

O consumo sustentável traz uma crítica à nossa sociedade eminentemente consumista. Como resolver essa equação?

Oconsumo sustentável aparece como uma possibilidade de abordar a questão dos impactos gerados pelo consumismo, trata-se de um tema bastante polêmico, pois envolve, sobretudo, mudanças de atitudes aliadas a um forte apelo exercido por uma educação ambiental eficaz e contínua. É, portanto, um processo que deve ser iniciado, mas que só poderá ser alcançado em longo prazo. Deve-se propor alternativas de um Programa de Consumo Sustentável: contemplando uma educação ambiental que desenvolva critérios e metodologias de avaliação da problemática ambiental de maneira clara, propiciando informação aos consumidores que estimulem mudanças de comportamento.

Isto levaria a mudança de hábitos?

A essência do consumo sustentável é criar nos consumidores uma consciência ecologicamente seletiva, desenvolvendo dentro do cotidiano novos hábitos de consumo e mais responsáveis com menor volume de desperdício.

Quais seriam os mecanismos práticos para se efetivar essa conscientização ambiental?

Deve-se educar primeiramente para a redução, afinal nem tudo que consumimos é realmente uma necessidade. Devemos passar a observar nossas necessidades "reais" e as "criadas" pela mídia. Posteriormente, deve-se educar para a reutilização. Muitos dos produtos que consumimos podem servir para novos usos. A introdução desta prática em nossas vidas também minimiza os impactos dos descartáveis. E, em seguida, temos que passar a reciclar os produtos já utilizados, ou seja, introduzi-los novamente ao sistema produtivo de forma que se transformem em novos produtos. Essas são mudanças comportamentais que se introduzidas na vida das pessoas, possibilitarão menos impactos.

Saiba mais sobre Sílvia Ortigoza

SÍLVIA APARECIDA GUARNIERI ORTIGOZA - Professor Assistente Doutor - UNESP - Instituto de Geociências e Ciências Exatas - Departamento Geografia - Titulação: -Licenciatura e Bacharelado em Geografia – UNESP – Rio Claro(1992); -Mestrado e Doutorado em Geografia– Área de Concentração em Organização do Espaço – UNESP – Rio Claro

Área de Pesquisa: Geografia Urbana e Regional

Linhas de pesquisas: Formas de Comércio e Consumo e Produção do Espaço Urbano; Ensino de Geografia.

Convênios e Projetos em andamento: Orientações no Programa "Pedagogia Cidadã" - Convênio entre a UNESP e Secretaria de Educação do Estado e Prefeituras – início 2002

Vice-Coordenação - Curso de Especialização em Vigilância Sanitária - - Convênio entre a UNESP e Secretaria do Estado da Saúde – 2002

Coordenação - Projeto Conhecer/PROEX - Treinamento e Capacitação para projetos preventivos sobre o uso do álcool por alunos do ensino médio.

Membro da Comissão de Coleta Seletiva no Campus da UNESP.