Ceatox completa 10 anos salvando vidas
Por Tatiana Kazue Silva

Logotipo do CeatoxO Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox), que é, desde 1993, uma Unidade Auxiliar do Instituto de Biociências de Botucatu da Unesp (IB), campus de Botucatu, teve seus primórdios na década da 70 quando, no Departamento de Farmacologia, surgia a iniciativa de desenvolver a área de Toxicologia. Em 1983, passou a integrar o grupo dos Centros de Informação Toxicológica do estado de São Paulo. Neste ano de 2003, portanto, o Ceatox completou 10 anos de prestação de serviços e apoio ao ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na Unesp.

A missão do Ceatox é prestar assistência toxicológica, desenvolver e apoiar pesquisa básica e aplicada e participar da formação de recursos humanos na área de Toxicologia. Constam da sua estrutura dois setores: Assistência Toxicológica e Análise Toxicológica, sob a responsabilidade da farmacêutica-bioquímica Denise Zuccari Bissacot e do químico Amauri Mercadante, respectivamente.

Compete ao setor de Assistência Toxicológica atender, em regime ambulatorial, casos de intoxicações crônicas, visando a sua elucidação diagnóstica e instituir a terapêutica. Além disso, mantém em funcionamento ininterrupto o atendimento telefônico, para prestar informações tóxico-farmacológicas nas condutas dos casos de intoxicações humanas e veterinárias, para Botucatu e região.Equipe do Ceatox

O setor de Análise Toxicológica está constituído por 3 laboratórios principais onde materiais suspeitos de contaminação química são analisados. Embora outros tipos de análises sejam realizadas, as maiores especialidades do Laboratório são as determinações qualitativas e/ou quantitativas de praguicidas (organoclorados, organofosforados, carbamatos e piretróides) e metais pesados, utilizando-se a Cromatografia em Camada Delgada, Cromatografia à Gás, Cromatografia Líquida e a Espectrofotometria de Absorção Atômica.

“O Ceatox também apóia atividades didáticas dos cursos de graduação e pós-graduação. No que diz respeito às atividades de pesquisa, são realizadas na Unidade Auxiliar investigações científicas por iniciativa própria de seu quadro de profissionais, ou como suporte aos projetos de docentes, pesquisadores e alunos da Unesp”, explica a Profa. Dra. Wilma de Grava Kempinas, supervisora do Ceatox.

Em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX), a Unidade Auxiliar mantém 2 importantes projetos. Um deles é a “Liga Acadêmica de Toxicologia”, que existe há 21 anos e consiste de estudantes de graduação que participam, em regime de plantão noturno, nos finais de semana e feriados, dos atendimentos telefônicos do Centro de Informações Toxicológicas.

“Por intermédio das informações prestadas, pode-se evitar casos de intoxicação, orientar o tratamento de indivíduos já contaminados e, conforme o caso, evitar a morte de pessoas e animais”, aponta Wilma. “Além disso, deve-se ressaltar o benefício para os próprios plantonistas, que complementam a sua formação profissional, pelas informações prestadas durante os atendimentos, e também por intermédio de palestras e discussão de casos clínicos programadas especialmente para a Liga”, complementa.

Prevenção às drogas

Outro projeto desenvolvido no Ceatox, do qual participa o farmacêutico-bioquímico Alaor Aparecido Almeida, é o de “Prevenção às Drogas de Abuso”, por intermédio do qual alunos da graduação recebem um treinamento para prestar esclarecimentos, na forma de palestras, sobre o uso abusivo de drogas e suas conseqüências. O projeto, que inicialmente estava previsto para atender estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas e particulares de Botucatu e região, se estendeu para outras cidades, inclusive à Capital.

Outro aspecto interessante é que os monitores que foram treinados para as palestras tornaram-se agentes propagadores das informações não somente entre os estudantes das escolas atendidas, mas também no meio universitário, familiar e social”, informa a supervisora.

Wilma de Grava Kempinas, docente diretora do CeatoxAlém de apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, o Ceatox é um prestador de serviços para a comunidade em geral, por intermédio da Fundação do Instituto de Biociências – FUNDIBIO.

Como parte das comemorações do 10º aniversário do Ceatox, está sendo organizada a XIII Jornada Científica de Toxicologia, que acontecerá de 13 a 16 de novembro de 2003.

O Ceatox também apóia e realiza atividades de pesquisa na graduação e pós. São realizadas investigações científicas próprias e de suporte a projetos da comunidade acadêmica.

 

 

Mais informações

Ceatox - www.ibb.unesp.br/unidadesaux/ceatox
Tel. (14) 6821-3048 e (14) 6802-6017/6034
Correio eletrônico: ceatox@ibb.unesp.br