Evento da FCL-Araraquara reúne profissionais e
professores do Brasil, Áustria, Holanda e Itália

Por Abner Massarioli

A Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (FLC), campus de Araraquara, o Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (IBAP) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Araraquara, realizaram, entre os dias 10 e 12 de abril, o Congresso Internacional de Direitos Humanos "Entre as velhas e novas formas de escravidão: formas de exploração humana no terceiro milênio".

As atividades ocorreram na unidade do SESC Araraquara e o evento teve coordenação dos professores Sara Corrêa Fattori e Luiz Fabiano Corrêa, do Departamento de Administração Pública, e Augusto Caccia Bava Júnior, do Departamento de Sociologia, ambos da FCL, além da presidente do IBAP, Dra. Patrícia Ulson Pizarro Werner.

O congresso foi marcado por painéis de debates com pesquisadores, professores e juristas de renome nacional e internacional. As atividades abordaram os problemas e aspectos da escravidão no mundo antigo e no mundo moderno, centrados nos temas sobre trabalho escravo, trabalho infantil, prostituição adolescente e juvenil, genocídio de etnias e alternativas de re-inserção social de adolescentes infratores. As palestras foram proferidas em língua portuguesa e italiana, com tradução simultânea.

O secretário especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Nilmário Miranda, teve presença garantida. Outras participações de renome foram dos professores Hans Snkun, da Universidade de Amsterdam, na Holanda; Giunio Rizzelli, da Faculdade de Direito de Foggia, na Itália; Evelyn Höbenreich e Franz Marhold, da Faculdade de Direito de Graz, na Áustria; Marco Ventura, da Faculdade de Direito de Siena, na Itália; e Dalmo de Abreu Dallari, da Universidade de São Paulo (USP).

Mais informações
Rua São Bento, n.º 700, conjunto 22, em Araraquara.
Telefone:(16) 222-4980.
E-mail: escravidao3milenio@uol.com.br.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas