Alunos da 3ª Idade aprovam curso de informática do IQ-Araraquara

Por Luciana Massi

Equipe de professores da 3ª Idade do IQ-AraraquaraO curso "Informática Básica para a terceira idade" terminou recentemente e foi considerado um sucesso pelos participantes e coordenadores. O curso aconteceu de 10 a 21 de fevereiro, das 14 às 17 horas, no Laboratório Didático de Informática. Realizado pela área de Matemática, do Departamento de Físico-Química do Instituto de Química da Unesp (IQ), campus de Araraquara, o curso procurou demonstrar que as pessoas da chamada terceira idade não precisam ficar marginalizadas quanto ao uso do computador, e que essa não é uma atividade reservada somente aos jovens.

O curso foi resultado da iniciativa dos professores Jorge Manoel Capela, Marisa Veiga Capela, Maria Helena Bizelli e Julia Sawaki Tanaka, que utilizaram uma linguagem mais simples, com aulas preparadas para atender a essa faixa etária da população.

Segundo o Prof. Jorge, o resultado do curso foi uma nova concepção do processo de envelhecimento para todas as pessoas envolvidas no projeto. "Também foi uma oportunidade excelente para encoMarlene Falconi Baú - aluna da 3ª Idadentrar pessoas. Afinal, a vida deveria ser a arte do encontro", afirma.

Com aulas sobre Windows, Word e Internet, o curso de "Informática Básica para a Terceira Idade" superou as expectativas dos alunos que, ao serem entrevistados, se manifestaram de maneira muito positiva.

Marlene Falconi Baú, uma das alunas, disse que o curso era exatamente o que estava faltando para que a terceira idade pudesse aprender informática, uma vez que em uma escola de informática há a necessidade de se freqüentar as aulas com pessoas de idades diferentes, e portanto, com dificuldades diferentes. "No nosso caso, o grupo era bem homogêneo, o que facilitou o aprendizado", explica Marlene.

Ela também conta que tinha medo do computador, de quebrá-lo, mas agora já tem uma certa segurança. Marlene fez questão de elogiar os professores, que ela considerou excelentes e muito inteligentes. "Neusa Grillo - aluna da 3ª IdadeEles explicaram tudo direitinho e nos passaram muito entusiasmo enquanto dividiam seus conhecimentos", complementa.

Outra participante do curso, Neusa Grillo disse que sempre procurou coisas novas e que o curso foi uma grande novidade. "Tenho computador em casa, mas não sabia que ele fosse preencher o meu tempo", comenta.

" A falta de domínio da informática era um incomodo para mim, não tinha nenhum conhecimento mas aprendi bastante coisa, essa foi uma iniciativa excelente dos professores", afirma Gilberto Terra Arena.

Os professores explicam que esse foi o primeiro de uma série de cursos que pretende-se oferecer durante os meses de janeiro ou fevereiro. O Prof. Jorge disse que "é importante lembrar que cada vez mais atividades, produtos e serviços serão direcionados para a parcela da população com mais de 60 anos."


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas