Gestão de informações de prefeituras é tema
de palestra na FCT-Presidente Prudente

Por Heloísa Alves da Silva

Foi realizada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp (FCT), campus de Presidente Prudente, no dia 20 de fevereiro de 2003, uma palestra ministrada pelo geólogo e mestre em Engenharia Ambiental (com ênfase em Geoprocessamento) Flávio Gonçalves Boskovitz, que atua junto à Empresa "Geodados" de São José do Rio Preto-SP. O tema desenvolvido foi "Gestão de Informações de Prefeituras".

Na ocasião, foi abordado o desenvolvimento de softwares específicos como o "GeoCidade" e o "GeoFone". O primeiro tem por objetivo manter um banco de dados cadastrais das prefeituras, possibilitando aos cidadãos fazer consultas a respeito de várias informações sobre a cidade, como por exemplo imóveis, turismo, saúde etc, e o segundo software está relacionado principalmente à segurança.

Com o apoio da FAPESP, a "Geodados" criou uma tecnologia inédita no Brasil, pois o software baseia-se em um banco de dados, controle de telefone, rastreamento geográfico e aerofotogrametria.

Foi feita uma matéria no Jornal Nacional, da Rede Globo, há pouco tempo, sobre o software. Esta reportagem deu ênfase ao sistema de segurança ("GeoFone"), que consiste no rastreamento das chamadas telefônicas para a polícia, que identifica o local exato da chamada.

Tudo isto é feito pelo software, com o auxílio de mapas e fotos aéreas. Este sistema já esta sendo utilizado em várias cidades e tem dado resultados positivos, já que a polícia pode chegar ao local do crime em pelo menos metade do tempo gasto em relação às operações comuns, podendo assim interromper possíveis fugas.

Este programa visa uma melhor qualidade de atendimento a várias situações, como, por exemplo, agindo junto à segurança da população através da polícia, bombeiros e outros.

Além de atuar na segurança pública, o software pode ser utilizado para dados cadastrais nas prefeituras. Estas podem ter um maior controle das residências, como valor do imóvel, atualização de tributos etc. E o melhor: a população pode ter acesso livre a todos os assuntos relacionados à sua propriedade sem gastar muito tempo.

E quanto à saúde, o usuário pode verificar as localidades onde mais ocorrem casos de dengue, os lugares que necessitam de mais saneamento básico, arborização da cidade, tratamento de esgoto, entre outros.

Foi uma palestra direcionada à comunidade acadêmica em geral, tendo o intuito de mostrar um novo software baseado em controle telefônico e rastreamento geográfico. Este último usando dados e processos relacionados à Engenharia Cartográfica.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas