FO-São José dos Campos realiza recepção animada para calouros

Por Raphael Silva e Lima

Alunos veteranos da Faculdade de Odontologia da Unesp, campus de São José dos Campos, recebem os calouros 2003 com muita animação. As primeiras semanas de aula no campus foram bastante movimentadas, principalmente para os alunos ingressantes do primeiro ano integral e do primeiro ano noturno.

Nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, datas das matrículas dos calouros, a faculdade se movimentou para promover uma agradável recepção para os ingressantes. Nos dois primeiros dias de matrícula, destinados aos alunos da primeira chamada, foram matriculados 14 alunos no curso integral e 19 no curso noturno. No último dia, o movimento foi maior, e estiveram presentes cerca de cem alunos interessados nas 48 vagas restantes.

Ao fazerem as matrículas, os calouros eram instruídos sobre as normas da unidade pela assistente social da FOSJC, Elizete Wenzel Moreira, que terminava distribuindo folders sobre o consumo de drogas e uso indiscriminado de bebidas alcoólicas, alertando sobre o consumo excessivo destes.

Os calouros também receberam um questionário para responder se permitiam o trote sadio que os veteranos estavam aplicando no pátio da faculdade. Os "bixos" foram pintados, tiveram seus cabelos cortados (dos homens), e todos eles participavam de brincadeiras para que se habituassem com o novo ambiente.

Os alunos do segundo ano foram responsáveis na venda do "Kit Bixo", uma pasta contendo o Manual do Bixo, um jaleco para as aulas práticas,camiseta , adesivo, chaveiro,caneta e bloco para anotações. No primeiro dia de aula dos alunos ingressantes, dia 17 de fevereiro, foi oferecido a todos os alunos, professores e funcionários um café da manhã, que foi precedido por um breve culto ecumênico para celebrar a entrada dos novos alunos.

Ao chegar, cada calouro recebia um papel no qual havia o nome de um veterano que seria seu padrinho, para ajudar no que fosse necessário (hospedagem, material,etc). A Comissão de Recepção dos Calouros, organizada pelo vice diretor da FOSJC, Prof. Adj. Paulo Villela Santos Júnior, pela assistente social, Elizete Wenzel Moreira, e por alguns alunos veteranos, que organizaram um churrasco para 400 pessoas na própria faculdade, no dia 20 de fevereiro.

"Desta maneira, esperamos contribuir para um entrosamento melhor e mais rápido entre calouros e veteranos. Tudo isto, em um ambiente saudável e de confraternização, desmistificando as lendas de trote violento e mau relacionamento entre alunos das grandes universidades do país", afirma Villela.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas