Rádio Unesp traz programa especial sobre candomblé

Logotipo da Rádio Unesp FMNa primeira semana de fevereiro, o Unesp-Ciência, programa de entrevistas da Rádio Unesp (Unesp-FM 105,7 MHz), a antropóloga Claude Lépine, professora de Antropologia no curso de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp (FFC), campus de Marília, falou sobre a reafricanização da cultura através do Candomblé.

"Considerado um dos maiores símbolos da cultura negra, o Candomblé está tão presente na cultura brasileira como a própria religião Católica. A sua inserção na essência cultural brasileira vem se dando durante os séculos através do sincretismo religioso e por uma identidade africanista", afirma Claude Lépine, estudiosa do Candomblé e doutora em Antropologia.

São muitos os pesquisadores que estudaram a tradição do Candomblé e a sua representação na história do Brasil, como o etnólogo francês Pierre Verger. Atualmente, no entanto, o Candomblé tem sido atacado frontalmente por evangélicos e outros grupos conservadores, adeptos do sectarismo, que o vêem equivocadamente reduzido a feitiços e bruxaria.

O Unesp-Ciência é um programa de entrevistas de divulgação científica e vai ao ar toda terça-feira, às 18h10, na rádio Unesp-FM, com apresentação do jornalista e professor de Jornalismo Especializado da Unesp Ricardo Alexino Ferreira.

Mais informações

Ricardo Alexino Ferreira - tel. (14) 227-5344


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas