Calouros da FO-Araçatuba são
convidados a ministrar aulas em cursinho

Por Fernando Fortes Picoli

Campanha da FOA incentiva cidadania entre os calourosO Diretório Acadêmico Professor Carlos Aldrovandi - DACA, ligado ao campus da Unesp de Araçatuba, inicia, logo nos primeiros dias letivos de 2003, uma campanha para que os novos alunos dos cursos de Odontologia e Medicina Veterinária da Faculdade de Odontologia de Araçatuba - FOA voltem ao Curso Pré-Vestibular, mas desta vez como professores.

O DACA mantém, com a imprescindível ajuda dos alunos/voluntários da FOA, desde agosto de 2000, um Curso Pré-Vestibular que visa oferecer à parcela da população que não tem condições financeiras de pagar centenas de reais de mensalidade em um "cursinho" particular, uma opção de acesso à universidade. As disciplinas são ministradas por alunos da FOA, que cedem parte do seu tempo para prestar serviço na sala de aula do Cursinho do DACA.

Em seu ano inicial, o "cursinho" tinha 25 alunos, não cobrava mensalidades e era mantido exclusivamente com recursos do próprio Diretório. No ano seguinte (2001), o número de vagas foi ampliado para 50, devido à grande procura por parte da população de Araçatuba, que já começava a prestigiar o trabalho dos alunos da FOA. Com o objetivo de melhorar cada vez mais os serviços oferecidos, o DACA optou em 2002 por adotar uma apostila para o Cursinho, facilitando a elaboração das aulas, simulados e o estudo dos alunos. Porém, com a melhoria da qualidade, veio o aumento no custo de manutenção, que tornou-se insustentável sem a cobrança de uma taxa, para honrar o pagamento da apostila junto à editora. Foi necessária então a cobrança de uma taxa de R$ 40 (quarenta reais) dos alunos. Como a procura pelo Cursinho crescia a cada ano, o número de vagas foi mais uma vez ampliado para 7o no último ano.

Campanha da FOA incentiva cidadania entre os calourosNesses anos de funcionamento, algumas coisas não mudaram em relação às aulas. Continuam sendo no período noturno, durante a semana e aos sábados de manhã, em uma sala do prédio da Rua José Bonifácio, que foi gentilmente cedida pela Diretoria da Faculdade e ministradas por um grupo de alunos que cresce a cada ano.

Procurando manter o quadro de professores, que a cada ano sofre mudanças pela saída de alunos da Faculdade que se formam e ingresso de outros que começam a colaborar com o Cursinho, o DACA fará uma campanha para que também os calouros da FOA desde o início se interessem por esse projeto.

Para Carlos Eduardo Shimabucoro, presidente DACA, o Curso Pré-Vestibular é uma das formas dos alunos retribuírem à comunidade tudo o que ela proporciona à Faculdade, que é mantida pela população através do pagamento de impostos. "Com a crescente ajuda dos alunos e apoio da Diretoria da Faculdade, o Curso Pré-Vestibular do Diretório Acadêmico Professor Carlos Aldrovandi melhora a cada ano e, cada vez mais, é motivo de orgulho dos alunos e reconhecimento pela sociedade", afirma o presidente.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas