Aerobarco da FCA-Botucatu monitora
aplicações de herbicidas em plantas aquáticas

Por Ana Maria Martins Rufino

Aerobarco da FCAAlguns dos projetos de pesquisa de maior destaque dentro da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp (FCA), campus de Botucatu, referem-se ao controle de plantas aquáticas, utilizando métodos biológicos, químicos e mecânicos, para controlara a incidência desse tipo de vegetal nos reservatórios das hidrelétricas.

Há dois anos, com verbas de um projeto da CESP, foi feita a importação de um aerobarco. "Ele foi equipado para fazer a correção de dose dos produtos químicos aplicados nas plantas aquáticas em função da variação da velocidade de navegação, garantindo a eficiência do controle e o mínimo impacto no ambiente", conforme explica o professor Ulisses Antuniassi, docente da área de máquinas e mecanização da FCA.

"Em conjunto com o fabricante do controlador de fluxo, que recebe o sinal do GPS (sinal via satélite) e corrige a dose de produto aplicado em função da velocidade, modificamos esse equipamento, que era inicialmente voltado para a utilização em aviações agrícolas. Foram re-projetadas algumas peças e desenvolvidos os componentes para a otimização do sistema de aplicação", explica o docente.

Aerobarco da FCAA construção do novo aerobarco faz parte de um novo projeto de pesquisa para desenvolver técnicas de controle de plantas aquáticas, que é financiado pela AES Tietê, empresa esta que comprou todas as usinas hidrelétricas do Rio Tietê.

Mais informações

Departamento de Engenharia Rural
Tel. (14) 6802-7194


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas