Servidores de Bauru são beneficiados
com Programa de Educação de Jovens e Adultos

Por Maria Fernanda Marreta

Prédio da pós-graduação da FC-BauruO Programa de Educação de Jovens e Adultos da Unesp (Peja) está em atividade há dois anos e vem contribuindo para a elevação do nível escolar da comunidade interna. Os objetivos estão voltados para a recuperação da escolaridade fundamental dos participantes (servidores unespianos), para que possam ter uma participação social mais efetiva e redimensionar sua vida. No projeto, procura-se trabalhar a auto-estima e a compreensão da identidade pessoal, social, profissional, política e espiritual, em direção a uma melhor qualidade de vida, além de humanização e de permitir a continuidade de estudos em outros níveis de Educação.

Foi realizado recentemente na Unesp um levantamento da demanda em cada campus, por meio de entrevistas, com o objetivo de resgatar a história escolar dos indivíduos e verificar a possibilidade de retorno aos estudos. Também aconteceu a preparação de estagiários, além de reuniões de estudos para análises periódicas do processo de ensino e aprendizagem. Outro fato a destacar foi a articulação desta atividade de extensão em conjunto com o ensino de graduação e a pesquisa.

Os conteúdos foram organizados por áreas, como matemática, língua portuguesa, estudos sociais e da natureza. Na FC - Bauru, cerca de 50 alunos foram organizados em quatro turmas, para atender aos conteúdos do ciclo I do ensino fundamental (1ª a 4ª série).

As aulas acontecem na Associação de Trabalhadores da Central de Coleta Seletiva de Lixo de Bauru, na GILGAL, entidade de apoio e reintegração social do menor infrator e dependentes químicos e na Associação Beneficente Cristã Unidade de acolhimento de doentes mentais e unidade casa do leite.

As aulas ministradas estão sob a responsabilidade de alunos bolsistas de diversos cursos de licenciatura. É utilizado como base o material pedagógico da ONG "Ação Educativa" e, além disso, os alunos monitores participam de reuniões semanais para orientação pedagógica do projeto.

No campus de Bauru, o professor doutor Antonio Francisco Marques, atual chefe do departamento de Educação, é o responsável pela coordenação. "Para os alunos bolsistas é uma oportunidade de enriquecimento e formação profissional, pela vivência da prática docente. Com relação ao atendimento às demandas sociais, este projeto vem colaborar para garantir a estas pessoas o direito social básico de terminarem a escola fundamental", conclui Marques.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas