Laboratório da FC-Bauru pesquisa ação
de pesticidas em águas de mananciais

Por Maria Fernanda Marreta

Laboratórios da FC-BauruO Laboratório de Química Analítica e Cromatografia da Faculdade de Ciências da Unesp (FC), campus de Bauru, inaugurado em dezembro de 99, apresenta um grupo com várias linhas de pesquisa. Entre elas, destaca-se o "Monitoramento e Controle Ambiental", que estuda a presença de Pesticidas Clorados e Nitrogenados em água de mananciais e de consumo em toda a região de Bauru. Observa a migração no solo destes pesticidas, visando observar possibilidades de contaminação que compreende o lençol de Bauru e que se estende por um raio de 350 quilômetros.

O grupo conta com a participação da professora doutora Sandra Regina Rissato, que atua como pesquisadora associada, sendo que todos os projetos são coordenados pelos professores doutores Mario Sérgio Galhiane e Lucídio de Souza Santos, responsáveis pelo laboratório.

Outra linha de pesquisa é direcionada aos "Fitoreguladores", que consiste no desenvolvimento de metodologia analítica, em convênio firmado com o grupo de Genética de Plantas da Unesp de Botucatu, para o controle de uso de hormônios reguladores de crescimento em plantas cítricas, visando o retardo da colheita. "Este projeto tem importante papel na estratégia de exportação de frutos e sucos para o Japão, Europa e Estados Unidos", destaca o professor doutor Lucídio de Souza Santos.

O grupo ainda atua na pesquisa com plantas medicinais, como a extração de óleos essenciais de plantas aromáticas das regiões amazônica e nordeste brasileiro, usando técnicas contemporâneas, como a SFE- Supercritical Fluid Extration. Posteriormente, realiza o tratamento químico agregando valor de Química Fina- que é a alta tecnologia na área de química- como exemplo está a atuação no mercado de cosméticos, farmacêutico, industria plástica e de embalagens.

O grupo ainda realiza estudo dos princípios ativos do Cizygium cumini (jambolão, fruto silvestre típico da região do cerrado) que é aplica à correção de diabetes em cobaias de laboratório. Esse projeto está em franco desenvolvimento em parceria com a USP de São Carlos e recebe suporte financeiro do Ministério da Ciência e Tecnologia.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas