FCT-Presidente Prudente mantém equipe amadora de futebol

Por Haroldo Marques

Pista de atletismo da FCTA Faculdade de Ciências e Tecnologia Unesp (FCT), campus de Presidente Prudente, conta com a participação da equipe de futebol amador desde o ano de 1967. A equipe atual de futebol, que joga aos sábados à tarde, sempre defendeu o nome da universidade e suas cores azul e branco. Trata-se de uma equipe conceituada no desporto amador prudentino, e atualmente é formada pelos seguintes jogadores: Ádamo, Nelsinho, Reinaldo "Praia", Murilo, Juliano, Kleber, João Fernando C. Silva, José Carlos "Biroca" , Pedro, José Domingos, Alexandre "Ratinho", João Roberto, Ronaldo, Richard, José Carlos Santos, Elias e Márcio.

A primeira equipe de futebol era da escola pública de ensino superior, a então Faculdade de Ciências e Letras de Presidente Prudente (FAFI), atual Faculdade de Ciência e Tecnologia da UNESP (FCT/UNESP).

Bastante conhecida no esporte amador por suas participações nos campeonatos promovidos pela Liga Amadora de Futebol de Presidente Prudente, filiada a Federação Paulista de Futebol, esta equipe era custeada pela Associação Atlética, do Diretório Acadêmico "3 de Maio". O quadro de atletas amadores era composto por alunos, professores, funcionários e membros da comunidade, convidados a participar da equipe que representava a FAFI.

No ano de 1974, foi iniciada a construção do campo de futebol da FAFI, que somente pôde ser utilizado no ano de 1976. Nesta época, o Diretório Acadêmico 3 de Maio deixou de custear as despesas de manutenção da equipe amadora de futebol.

A partir de então, preservando o espírito amador, o lazer, a "bandeira" da FAFI, suas cores e tradição, o futebol amador voltou-se apenas para a disputa de jogos amistosos, aos sábados à tarde (como ocorre ainda hoje), no campo de futebol recém-construído pela instituição.

Os jogos amistosos não implicavam em gastos de manutenção, uma vez que o almoxarifado da FAFI dispunha de bolas e uniformes. Foi com a mudança da FAFI para Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais - o IPEA - integrando a então recém-criada Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho", a UNESP, que o time deixou de receber estes recursos.

Não havia uniformes com o novo nome. O Diretório Acadêmico não mais custeava o esporte há tempos e nem o IPEA dispunha de dotação para a compra de novos uniformes.

Pela primeira vez, os integrantes da equipe se cotizaram para comprar novos uniformes para, com isso, manterem a tradição do futebol amador do IPEA. Desde então, assim tem se mantido a equipe. Muito embora tenha ocorrido a cada ano a substituição de alguns atletas, pelos mais variados motivos (alunos que se formam; calouros e outros alunos que assumem; docentes que iniciam pós-graduação), a condição de contribuir nos gastos financeiros para a manutenção da equipe tem sido necessária.

A equipe de Futebol da FCT conta com a participação de juizes do quadro da Liga Prudentina de Futebol Amador e o pagamento da taxa de arbitragem também é custeado pelo time juntamente com a aquisição de bolas.

Segundo o técnico Murilo, que comanda a equipe, outras despesas têm sido assumidas esporadicamente. "Entre elas, está a aquisição de redes para as traves de gol, contratação de jardineiro para dar manutenção do campo, a aquisição de adubos químicos e orgânicos além de mata-mato", comenta. "O campo de futebol da FCT segue as normas e padrões adotados pela FIFA e tem ainda um sistema de drenagem, ele tem uma certa inclinação em toda sua extensão de maneira que a água escorre para um sistema de captação, deixando assim em pouco tempo, o campo em condições de jogo após determinados períodos de chuva", complementa.

O Professor Dr. José Carlos Biroca, que é um dos integrantes do time, conta que está neste time desde 1987 e que foi através dele que conseguiu se adaptar a esta cidade e fazer novas amizades. "Da mesma maneira que comecei a dezesseis anos atrás, só que com 15 quilos a mais, ainda continuo correndo e exercendo atividades físicas com o time. Este grupo de professores, alunos e funcionários propicia uma integração com a sociedade Universitária", revela.

A equipe da FCT realiza entre 42 a 45 jogos por ano, entre os meses de fevereiro a dezembro. Os dados estatísticos existentes, formulados a partir das súmulas de cada jogo, apontam excelente performance da equipe, que ganha ou empata em 90% dos jogos.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas