FCT-Presidente Prudente inaugura pista de atletismo "Mário Covas"

Por Haroldo Marques

Prof. Dr. Néri Alves (diretor da FCT) e Prof. Dr. Paulo Cezar Razuk - Vice-Reitor da UNESPA Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp (FCT), campus de Presidente Prudente, realizou, no dia 11 de outubro de 2002, a inauguração da Pista de Atletismo "Mário Covas". A cerimônia inaugural aconteceu na própria pista e contou com a participação de várias autoridades, entre elas Paulo Cezar Razuk, Vice-Reitor da Unesp, Osvaldo Martins, Diretor Presidente da Fundação Mario Covas, e Roberto Gesta de Mello, Presidente da Confederação Brasileira Sulamericana de Atletismo, além de outras personalidades e jornalistas.

O evento contou também com a participação da Equipe Olímpica Brasileira de Atletismo - (André Domingos da Silva, Claudinei Quirino, Edson Luciano e Lenilson) e André Domingos da Silva integrante da equipe entregou um presente ao Sr. Osvaldo Martins. Segundo André Domingos, foi maravilhoso, depois de 10 anos de luta, conseguir conquistar o sonho de inaugurar a pista. "Depois de tanto esforço, nada melhor que poder realizar nosso treinamentos aqui na FCT. Para o esporte foi o melhor que aconteceu em Presidente Prudente", afirmou Domingos.

Claudinei Quirino, também integrante da Equipe Brasileira de Atletismo, disse que a construção da pista é como se estives conquistado a verdadeira medalha de ouro. "Tivemos os melhores atletas e treinadores e, agora, temos a melhor pista. Isto nos dá condições de fazermos um melhor trabalho, além de incentivar o surgimento de novos atletas em Presidente Prudente", apontou Quirino.

Solenidade de inauguraçãoA pista de atletismo foi construída com a mais recente tecnologia, com o piso de laminado da consagrada marca Alemã Regupol, cujo sistema é aprovado pela IAAF (Federação Internacional de Atletismo) e CBAT (Confederação Brasileira de Atletismo).

Este tipo de pista foi palco de importantes competições, como as Olimpíadas de Los Angeles, de Seul e, mais recentemente, da 21º Olimpíada internacional Universitária (Agosto 2001) em Beijing (China).

Ela já começa com chave de ouro, recebendo o XVII Campeonato Brasileiro Caixa de Menores, que, devido ao empenho da Unesp, da Secretaria de Esportes do Município de Presidente Prudente e do Governo de São Paulo, conseguiram trazer este evento para a cidade.

Solenidade de inauguraçãoO encerramento da cerimônia aconteceu com um pronunciamento do Vice-Reitor, Paulo Cezar Razuk, que saudou, em nome da Unesp, o Prof. Dr. Néri Alves (diretor da FCT) e o Dr. João Fernando Custódio da Silva (vice-diretor da FCT), além de uma saudação especial ao representante de Geraldo Alckmin (Governador do Estado de São Paulo) e demais autoridades e pessoas presentes.

"Ao representar nosso magnífico Reitor, José Carlos Trindade, quero deixar registrado, nesta cerimônia, agradecimentos aos parceiros da Unesp neste empreendimento: Ministério do Esporte e Turismo e a Prefeitura Municipal de Presidente Prudente. Que fique a certeza de que sem eles a concretização deste sonho não seria possível", disse Razuk.

"Aqui o esporte tem sabedoria, vontade e amor. A sabedoria dos professores do curso de Educação FísicaPista de Atletismo desenvolve e aprimora ao máximo a técnica, e a vontade de alunos e atletas dirige a sabedoria e o amor de todos eles, pelo esporte, inspira a vontade", complementou.

Segundo Rqazuk, é uma sensação de orgulho a pista estar ligada ao nome de Mario Covas. "É uma pista dereferência no Brasil e um nome que é uma unanimidade nacional, e que vai sempre despertar na nossa sociedade o sentimento ético do dever. É uma pista que é um chão para as estrelas, um nome incomum, porque conseguiu conjugar honestidade, coerência, coragem, franqueza e transparência, por isto uma estrela de primeira grandeza no cenário político deste país", finalizou.

São Paulo é campeão no 27º Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo de Menores

27º Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo de MenoresSão Paulo conquistou o maior número de medalhas entre os estados participantes do 27o Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo de Menores, encerrado no dia 13 de outubro, na nova pista da Unesp em Presidente Prudente. Os paulistas conquistaram 45 medalhas (18 de ouro, 13 de prata e 14 de bronze). Em segundo lugar, ficou o Rio de Janeiro, com 20 medalhas (11 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze). Os melhores índices técnicos foram os de Rodrigo da Silva Pereira, com 13,51 seg. nos 110m com barreiras (1.171 pontos), no masculino, e de Evelyn Carolina Oliveira dos Santos, com 11,82 seg. nos 100m (1.056 pontos), no feminino.

Os últimos campeões:

  • 400m com barreiras masculino - 52.98 (recorde do Campeonato) Diego Venâncio (ASA Sertãozinho/SP);
  • 400m com barreiras feminino - 1:00.57 (recorde brasiloeiro) Maria Conceição Silva da Costa (Olympikus-Santos Dumont/PE);
  • lançamento do disco masculino - 56,78 (recorde brasileiro) Ronald Odair de Oliveira Julião (ASA Sertãozinho/SP);
  • 3.000m rasos feminino - 10:19.69 Zenaide Vieira (BM&F Atletismo/SP);
  • arremesso do peso feminino - 12,81 Regiane Rodrigues Alves (TLC/MS);
  • 800m feminino - 2:11.46 Lídia Cristiane Pereira da Silva (Olympikus-Santos Dumont/PE);
  • salto em altura masculino - 2,05 Éderson Paulo Lopes de Oliveira (Paranavaí/PR);
  • revezamento medley - 2:14.68 Rio de Janeiro/RJ;
  • salto triplo feminino - 12,35 Maria Conceição Silva da Costa (Olympikus-Santos Dumont/PE).

Pódio - premiaçãoQuem também acompanhou as provas do Campeonato foi o vice-campeão mundial dos 400m em Sevilha, Sanderlei Parrela (São Raimundo/AM). Ele está na cidade em tratamento com o fisioterapeuta Antonio José Docusse Filho. Sanderlei teve um problema no calcanhar em 2001, que o vem impedindo de competir regularmente. Docusse atende os atletas da BM&F Atletismo de Prudente, da equipe do treinador Aristides Andrade. Sanderlei está esperançoso no tratamento e espera evitar a cirurgia.

Róbson Caetano - repórter da TV Globo (Esporte Espetacular)Ele gostou da atuação dos velocistas e destacou os campeões Jorge Célio da Rocha Sena (100 e 200m) e Diego Venâncio (400m). "Trata-se de um grupo bom de corredores", explicou. Ele também falou dos atletas do Amazonas. "As cinco medalhas que conquistamos já refletem o trabalho dos treinadores do CETAN (Centro de Alto Nível, de Manaus)", afirmou o atleta. Também esteve presente prestigiando o evento o atleta Robson Caetano, que é medalhista de ouro nas olimpíadas e atualmente contratado da Rede Globo para eventos esportivos.

Recordes Sul-Americanos de Menores: 100m masculino - 10.43, Jorge Célio da Rocha Sena (Vasco/RJ); lançamento do dardo masculino - 71,83, Júlio César Miranda de Oliveira (BM&F Atletismo/SP); revezamento medley masculino - 1:52.18 São Paulo/SP.

Recordes brasileiros de Menores: heptatlo feminino - 4.564 Jaima Sales de Lima (GE Comunitário/PB); octatlo masculino - 5.589, Carlos Eduardo Bezerra Chinin (Guaru/SP). Nota: Este resultado foi revisado. Favor desconsiderar a marca antes anunciada de 5.616, que seria recorde sul-americano.

Recordes do campeonato:

  • Salto com vara feminino - 3,60, Michaela Ruth Hoffmannbeck Heitkoter (BM&F Atletismo/SP);
  • 100m feminino - 11.82, Evelyn Carolina Oliveira dos Santos (Flamengo/RJ);
  • lançamento do martelo masculino - Max Willian Xavier dos Santos (Mangueira/RJ);
  • 400m masculino - 47.24, Diego Venâncio (ASA Sertãozinho);
  • Salto em distância feminino - 6,07, Kauiza Moreira Venâncio (Paranavaí/PR);
  • 1.500m masculino - 3:59.07, Eder Uillian Oliveira da Silva (Vasco/RJ);
  • 2.000m com obstáculos feminino - 7:02.33, Zenaide Vieira (BM&F Atletismo/SP);
  • 110m com barreiras masculino - 13.51, Rodrigo da Silva Pereira (Unoeste-Dahma/SP);
  • revezamento 4 x 100m feminino - 47.10, Seleção do Rio/RJ;
  • revezamento 4 x 100m masculino - 41.44, Seleção do Rio/RJ;
  • 3.000m rasos masculino - 8:41.91, Sandro da Silva (BM&F Atletismo/SP);
  • 800m rasos masculino - 1:51.67, Kleberson Davide (BM&F Atletismo/SP);
  • 200m rasos masculino - 21.35, Jorge Célio da Rocha Silva (Vasco/RJ).

Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas