Unesp promove II Jornada sobre
o Trabalho em Presidente Prudente

Por Haroldo Marques

No período de 18 a 20 de outubro, aconteceu a II Jornada sobre o Trabalho, no Anfiteatro II, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp (FCT), campus de Presidente Prudente, organizada pelo Centro de Estudos e Geografia do Trabalho (CEGeT) e Centro de Documentação e Hemeroteca Sindical "Florestan Fernandes" (CEMOSi).

O evento teve várias atividades, tais como palestra, seção de comunicações livres e seminários, entre outros, sendo o publico-alvo alunos do Mestrado e Doutorado, bolsistas, estudantes de outros cursos como Pedagogia e Economia, sindicalistas, dirigentes sindicais da região de Presidente Prudente e pesquisadores.

O CEGeT se propõe a desenvolver pesquisas e estudos sobre os diferentes assuntos que recobrem a temática do trabalho, referenciados na Linha de Pesquisa: "Trabalho e Movimentos sociais: Processualidade e Dinâmica Territorial da Sociedade".

"Este trabalho nos proporcionou experiência inigualável, e isto sedimenta o propósito de darmos seqüência à interlocução entre pesquisadores, estudantes e comunidade de maneira geral e trabalhadores, dirigentes sindicais e demais movimentos sociais de forma especial. Aliás, expediente já praticado de forma sistemática através das Exposições Temáticas organizadas pelo CEMOSi, bem como a disponibilização do acervo do referido Centro à comunidade. Em segundo lugar porque estamos consolidando o Grupo de Pesquisa, já credenciado junto ao CNPq, sendo que esse ciclo se completa ao colocarmos ao sabor do debate, um novo conjunto de textos e relatos parciais das pesquisas em andamento e dos trabalhos concluídos sobre a temática do trabalho", afirma um dos organizadores.

Nesse sentido, a jornada foi eleita para cumprir o papel de priorizar agenda específica de discussões sobre os principais assuntos que norteiam o trabalho, o sindicalismo e as ações sindicais em Presidente Prudente. Sem, no entanto, chamar para si a responsabilidade de alcançar a exaustão dos assuntos, mas de colocar em evidência os resultados das pesquisas que estão sendo desenvolvidas pelo CEGeT e as questões que se apresentam como entraves e tabus para o repensar crítico das práticas e concepções que povoam o trabalho, a classe trabalhadora, o sindicalismo e os movimentos sociais populares regionais.

Comissão Organizadora: Fábio Henrique Campos; Sônia Maria R. de Souza; Fernanda K. Ikuta; Jorge Montenegro; Marcelino G. Andrade; Sandro M. Guirro

Coordenação Geral: Antonio Thomaz Júnior

Apoio: FUNDUNESP ,FCT/UNESP e ADUNESP
Informações: Tel. (18) 229-5375 - ramais: 30 e 22 e (18) 229-5307


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas