FCL-Assis realiza gincana sobre
doenças sexualmente transmissíveis


Por Nelson Ferreira Junior

Gincana educativa

Em meio a muita descontração, alunos, professores e funcionários da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (FCL), campus de Assis, participaram da II Gincanex, uma gincana temática sobre prevenção de DSTs, HIV d AIDS. O evento ocorreu no final de setembro e culminou com uma festa que contou com a participação de aproximadamente 600 pessoas, que quais se divertiram ao som de duas bandas de alunos do campus.

Segundo os organizadores do evento, ligados ao Grupo Encontrex, o objetivo da Gincanex foi o de criar uma cultura de cuidados referentes à sexualidade, fazendo do prevenir-se uma subjetividade e uma questão de cidadania e solidariedade.

Para tanto é imprescindível abrir discussões sobre as sexualidades e suas manifestações, utilizando-as como dispositivo para formação de multiplicadores dessa idéia, em um processo de educação continuada. A Gincana de Prevenção às DSTs e ao HIV/AIDS proporcionou aos participantes, através de atividades culturais, artísticas e conceituais, caminhos para a chegada de informações técnicas e práticas de prevenção, levando-se em consideração o objetivo de diminuir o índice de contaminação por essas doenças.

A primeira edição da gincana foi realizada no dia 26 de setembro de 2001, no campus da universidade. Contou com 306 inscrições, incluindo professores, funcionários e alunos de todos os cursos, além de inúmeras pessoas que participaram indiretamente do evento. Após o sucesso da I Gincanex, o evento entrou para o calendário cultural da UNESP.

A segunda edição do evento funcionou como dispositivo para melhorar o nível de informação eAtividade lúdica conscientização acerca da prevenção das DSTs/HIV/AIDS, além de fortalecer a integração que se criou entre a comunidade unespiana, aliando o uso da camisinha à diversão e ao prazer.

Num total de 241 inscritos, a premiação foi de R$ 300 para a primeira colocação e R$100, para a segunda. Os organizadores concluíram que se sentiram muito gratificados pelos resultados alcançados na II Gincanex e pelo reconhecimento de muitos professores, funcionários e alunos.

"Não podemos deixar de citar o apoio da direção do campus, que jamais poupa esforços para que a gincana seja realizada, e pela Comissão Permanente de Extensão Universitária, que nos apresentou votos de louvor pela iniciativa e disposição na realização da Gincanex 2002", afirmou um dos coordenadores.


As provas

1) Apresentação das equipes - inclui a apresentação dos integrantes uniformizados, a apresentação de um jingle que falasse de prevenção e uma mascote com o tema da prevenção das DSTs/HIV/AIDS.

2) Show de Calouros - cada equipe recebeu, por sorteio, um tema e deveria encontrar ou criar uma música relacionada com o assunto, interpretá-la e argumentar sobre a escolha da música. Os temas foram Homossexualidade, Feminino, Masculino, Adolescência/Puberdade, Virgindade/Primeira Vez, Prevenção, Cidadania/Direitos Humanos, Banalização Sexual, Amor/Paixão ou Repressão Sexual.

3) Caça ao Tesouro - foi disputado da maneira tradicional, mas sempre com a temática da prevenção.

4) Jogo Aprendendo a Viver - baseava-se em um jogo que incluía oito ambientes: Casa, Festa, Faculdade, Hospital, Posto de Saúde, Shopping, Bar e Praça. As equipes deveriam visitar todos os ambientes respondendo perguntas sobre sexualidade e prevenção e/ou fazendo mímicas sobre os mesmos temas.

5) Prova da Piscina - as equipes deveriam pegar o maior número possível de preservativos masculinos que estavam dentro de uma piscina no tempo determinado pelo Grupo Encontrex, organizador da II Gincanex.

6) Circuito - essa prova consistia de sete etapas, nas quais as equipes deveriam cumprir de forma correta e no tempo pré-determinado pela Equipe Organizadora.

7) Prova do Comercial - cada equipe deveria apresentar um comercial de televisão para um público alvo determinado pelo Grupo Encontrex. Os públicos eram: Crianças, Mulheres casadas, Heterossexuais, Homossexuais, Caminhoneiros, Profissionais do sexo, Presidiários, Universitários, Portadores de HIV ou Terceira idade.


Equipes premiadas

Colocação Times
1° lugar Canela
2° lugar Psicopatas
3° lugar Nem Tudo Começa no Quarto
4° lugar Intrometeu
5° lugar A®Garra
6° lugar Laranjinhas Mecânicas
7° lugar Os Orgásticos...O Gozo seguinte
8° lugar Metá-Fora
9° lugar Só no Botão
10° lugar As Dona Maria

Sobre o grupo Encontrex

O Grupo Encontrex começou suas atividades em dezembro de 2000, realizando um trabalho de prevenção às DSTs/ HIV/AIDS. Ele é formado pelas psicólogas Ana Carolina Ramon Tiuso e Carolina de Siqueira Coutinho, além da estudante do 5o ano de psicologia Ana Luiza do Amaral Morais. Durante o percurso, foi criado um grupo multiplicador, formado pelas alunas do 2o ano de Psicologia Ana Amélia Martinez Fayer e Patrícia da Mata.

Os objetivossão: criar uma cultura de cuidados referentes à sexualidade, fazendo do prevenir-se uma subjetividade e uma questão de cidadania e solidariedade. Para tanto, foi imprescindível abrir discussões sobre as sexualidades e suas manifestações, utilizando-as como dispositivo para formação de multiplicadores dessa idéia, em um processo de educação continuada.

O Grupo utiliza metodologias de abordagens diferentes, de acordo com o local a ser trabalhado. Usa-se materiais diversos para aproximar-se do público, como, por exemplo, símbolos da luta contra a AIDS, folhetos explicativos, preservativos masculinos e femininos, correio elegante etc.

Assim, criou-se uma espécie de moeda de troca, como um dispositivo que dispara o interesse do público e suas dúvidas. Desta forma, há uma aproximação das pessoas e a conversa flui abertamente. É aqui que as dúvidas são tiradas e o material de prevenção é inserido no cotidiano.

Atuação do Grupo:

  • Evento para adolescentes das escolas de Assis no dia 1º de dezembro de 2000 no Ginásio de Esportes da cidade;
  • Visitas às escolas públicas de Assis na semana que antecedeu o Carnaval de 2001.
  • Distribuição de material de prevenção na entrada dos bailes, nos bares noturnos e restaurantes durante o Carnaval de 2001;
  • Parceria com a Secretaria Municipal da Saúde no desfile de rua em Assis no Carnaval 2001;
  • Organização e participação em festas para o público homossexual de Assis e região.
  • Participação em debates e entrevistas nas emissoras locais de rádio e televisão.
  • Organização e promoção da I e II Gincana de Prevenção das DSTs/HIV/AIDS da Unesp de Assis, para alunos universitários, professores e funcionários.
  • Organização e participação no evento no dia 1º de Dezembro de 2001 para alunos das escolas públicas e particulares de Assis e para profissionais da área da Saúde ligados aos Postos Municipais.
  • Apresentação do trabalho no 5° e 6° Educaids ( Encontro Nacional de Educadores na Prevenção da AIDS).
  • Coordenação de grupo de trabalho com o tema "Educação Sexual Inclusiva na Escola" no V Seminário de prevenção e cidadania entre homens que fazem sexo com homens (hsh) do fórum deliberativo de organizações que trabalham com prevenção junto a hsh e o II Seminário sobre homoerotismo da UNESP de Assis.

Um dos pontos de atuação escolhidos pelo grupo foi a Unesp, por se observar que, apesar de estar aumentando o número de ações voltadas para os trabalhos de prevenção, a Universidade tinha dificuldades em trabalhar com esta causa. Por isso, pensamos como público-alvo alunos de graduação e pós-graduação, professores e funcionários, em um total de aproximadamente 2,5 mil pessoas da Unesp de Assis.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas