Proex-Unesp forma mais de 60 tutores em Ensino a Distância
Grupo de docentes, alunos e servidores já preparam a criação de mais seis novos cursos não presenciais

Por Thiago Nassa

Aula final

A Unesp, por meio do Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex), acaba de formar mais de 60 tutores em Ensino a Distância (EAD). A partir de agora, a universidade conta com um grupo de docentes, alunos e servidores, espalhados pelas 25 unidades, capacitados e preparados para desenvolverem cursos não presenciais nas áreas de Graduação, Pós-Graduação e Extensão. O evento aconteceu na Reitoria da Unesp, no dia 16 de outubro, e marcou o fim do Curso de Capacitação em Ensino a Distância, oferecido pela Proex, dentro do VirtUnesp - Programa de Ensino a Distância da UNESP.

O Reitor da Unesp, José Carlos Souza Trindade, compareceu ao evento e, na oportunidade, falou sobre os benefícios que o ensino a distância pode agregar dentro da universidade. "Com o Programa de EAD, a Unesp ingressa no que há de mais moderno em tecnologia do aprendizado", afirmou.

O curso destinou-se a docentes e servidores técnico administrativos interessados em desenvolver cursos na metodologia EAD em suas unidades universitárias. "Com a finalização do curso, a Unesp consagra-se como a pioneira, entre as universidades públicas do Estado, no que diz respeito a capacitação de pessoas para desenvolver cursos a distância", ressalta Benedito Barraviera, Pró-Reitor de Extensão Universitária.

Divido em módulos e com uma carga horária de 80 horas, os participantes tiveram três aulas presenciais (15 horas) e 13 módulos semanais a distância (5 horas cada, totalizando 65 horas). Todo o curso está instalado na plataforma tecnológica da Proex. "Atualmente, contamos com mais 100 profissionais formados e centenas de pessoas na fila de espera para um próximo curso", informa Marcelo Moreira, responsável técnico do curso.

Moreira conta que o curso foi desenvolvido de uma forma simples e objetiva, visando abranger todos os nuances que envolvem o ensino a distância. "O software do curso - WebCT - contém informações gerais, métodos de ensino e grade curricular. Além disso, traz um ambiente de comunicação, com contas pessoais de e-mails, mural de discussão, chat e calendário, além de uma biblioteca virtual, cronograma das aulas e ferramentas tecnológicas que permitem aos professores elaborarem suas aulas não-presenciais", explica.

Na ocasião, ocorreu o lançamento do site VirtUnesp (www.unesp.br/virtunesp) e apresentações, por parte dos profissionais recém-formados, de seis propostas de cursos a distância na Unesp.São eles:

  • Astronomia Básica, do Prof. Angel Fidel Vilche Peña (FCT - Pres. Prudente);
  • Qualidade de Vida, Medicina Preventiva e Atividade Física na Terceira Idade, da Profa. Sueli Nicolau Boaro (FCT - Pres. Prudente);
  • Geoprocessamento, da Profa. Arlete Meneguette (FCT - Pres. Prudente);
  • Odontogeriatria para o Clínico Geral, da Profa. Maria Cristina Rosifini Rezende (FO - Araçatuba);
  • Hidroponia e Nutrição Mineral, do aluno Daniel Marcelo Dias Entorno (IB - Rio Claro);
  • Fundamentos de Astronomia, do aluno Daniel Aparecido da Silva (IGCE - Rio Claro).

O EAD na Unesp

O Programa de Ensino a Distância da Unesp - VirtUnesp, está sendo implantado em três etapas. Primeiro, iniciou-se o treinamento dos tutores, que são os responsáveis pela propagação do conhecimento, funcionando como agentes multiplicadores, além do curso de capacitação. Em seguida, foi elaborado todo o conteúdo do programa, incluindo o material didático (kit multimídia: papel, CD-ROM, vídeo e internet), uma atividade que está a cargo dos próprios professores. Por fim, os coordenadores do programa vão apresentá-lo aos 25 diretores de unidades, para que eles mesmos montem e gerenciem seus próprios cursos a distância. A proposta é, num primeiro momento, oferecer cursos de Extensão e, posteriormente, abranger para a Graduação e a Pós-Graduação.

"O primeiro passo já foi dado. A comissão que atua no Programa de Ensino a Distância já estruturou alguns cursos nas áreas de Medicina e Veterinária, inclusive com o material didático e a metodologia disponíveis. Agora, vamos percorrer as unidades da Unesp e incentivar o surgimento de mais cursos", afirma Barraviera. "Sou cônscio de que é uma quebra de paradigmas, já que estaremos criando uma nova universidade dentro da UNESP, com o objetivo de atender parte da demanda nacional de educação", completa.

Barraviera conta que houve um teste bem sucedido com os quartanistas da Faculdade de Medicina, Câmpus Botucatu (FMB), com a utilização de um material didático de ensino não presencial. "Promovemos uma prova antes e outra uma semana depois do uso do kit multimídia (texto, video e CD-Room) aos alunos. Os temas eram "Tétano" e "Ofidismo" e o resultado foi surpreendente, já que o desempenho dos alunos melhorou significativamente. Antes, a média dos alunos foi 4.5 e, depois, atingiu a marca de 9.0", revela. "Há estudos em institutos norte-americanos que apontam neste sentido. É comprovado que se o aluno ler, ver, ouvir e interagir, como é o caso do ensino a distância, terá um aproveitamento de cerca de 75% da matéria estudada", conclui.

Para o vice-reitor da UNESP, Paulo Cezar Razuk, o projeto de ensino a distância é algo que se superpõe ao necessário. "Entretanto, é preciso ter ousadia para implementar um programa deste porte. Perder o medo faz com que a ciência e a educação avancem", finaliza Razuk.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas