Biotério Central: o fornecedor interno da universidade

Por Thiago Nassa

Biotério central da Unesp - câmpus de Botucatu

A Unesp conta, atualmente, com uma gama imensa de fornecedores. São quase 20 mil empresas que fornecem periodicamente os mais variados produtos e serviços, e que, por sua vez, são empregados nas áreas de ensino, pesquisa e extensão universitária. Entretanto, um dos mais importantes fornecedores da Unesp faz parte da própria universidade, sendo por ela administrado e gerenciado.

Trata-se do Biotério Central, localizado no câmpus de Botucatu. É uma Seção pertencente a Administração Geral, mantido pela universidade, que tem como principal finalidade criar e manter animais, para serem utilizados, como objeto de trabalho, nas áreas de ensino, pesquisa e diagnósticos, abrangendo as diversas unidades da Unesp: Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Ilha Solteira, Jaboticabal, Pres. Prudente, Rio Claro, São José dos Campos e São José do Rio Preto.

Manipulação de camundongos no biotérioAlém de serem destinados aos laboratórios, departamentos e centros de pesquisa da Unesp, como é o caso do Cevap, outras instituições podem retirar animais excedentes de produção, como criadores de serpentes, faculdades particulares, institutos de pesquisa e zoológicos municipais da região. "Por se tratar de uma Seção de fundamental importância no dia-a-dia da universidade, são necessários investimentos constantes em infra-estrutura e em recursos humanos, para o aprimoramento de todo o trabalho desenvolvido", ressalta a bióloga Sislaine Balestrim Alquati.

"Ainda, orientamos usuários sobre o manejo com os animais de experimentação, desenvolvemos técnicas na área de bioterismo, colaboramos com áreas ou órgãos congêneres visando integração de recursos, mantemos intercâmbio com instituições especializadas do ramo, ministramos aulas e palestras a funcionários, alunos de graduação e pós-graduação", afirma Paulo Sérgio dos Santos Teixeira, Supervisor do Biotério Central.

Atualmente, o Biotério Central da Unesp fornece mais de 75 mil animais ao ano. Para isso, conta com uma estrutura composta por seis prédios, sendo dois para roedores (ratos, camundongos, hamster, gerbil, cobaias), e mais dois para os coelhos, um almoxarifado e um canil (manutenção de cães errantes), além de dois galpões, sendo um para criação de aves de postura (ovos embrionados) e outro, onde estão instaladas as máquinas de confecção de maravalha (cama dos animais) e de alojamento de ovinos (colheita de sangue).

"O sistema de trabalho do Biotério funciona da seguinte forma: os usuários dos departamentos e centros de pesquisa da universidade recebem semestralmente uma planilha para programação de uso dos animais por nós criados ou mantidos, com antecedência mínima de 60 dias do início do próximo semestre. Em seguida, são feitas as análises das solicitações com a devida adequação à capacidade de produção para atendimento", diz a Veterinária Vera Lúcia Pimentel.

A bióloga Sislaine conta que, somente no ano passado, foram entregues 79.911 animais. "Nós somos responsáveis por uma matéria-prima primordial dentro da Unesp, já que o nosso 'produto' (animais) é imprescindível em pesquisas e atividades de graduação e diagnóstico", aponta.

O supervisor informa ainda que já foi elaborado projeto de um novo Biotério Central da Unesp, para a criação de ratos e camundongos "SPF" (livres de patógenos específicos), visando alcançar a qualidade genética e sanitária exigida internacionalmente, para, com isso, proporcionar bem estar aos servidores e aos animais. "Entretanto, este projeto ainda precisa ser aprovado pelo CADE e CO", completa Teixeira.


O biotério em números - fornecimento de animais no 1º semestre de 2002

Câmpus animais
Araçatuba
3.287
Araraquara
3.252
Assis
878
Botucatu
21.684
Bauru
812
Ilha Solteira
90
Jaboticabal
2.795
Presidente Prudente
141
Rio Claro
3.525
São José do Rio Preto
141
Total
36.605

A unidade de São José dos Campos não aparece na estatística, porque eventualmente não houve necessidade neste período.


Fornecimento de animais no 1º semestre de 2002 para o campus de Botucatu

Unidade animais
Faculdade de Medicina
2.430
Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
7.233
Faculdade de Ciências Agronômicas
4
Cevap
366
Instituto de Biociências
11.651
Total
21.684

Fornecimento anual de animais - 2001

Unidade animais
Camundongos
52.050
Ratos
21.427
Gerbil
376
Cobaias
516
Coelhos
2.685
Hamster
1.734
Cão
1.123
Ovos
14.758
Total
79.911

Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas