Residência em Medicina Veterinária
da FMVZ - Botucatu é referência no País

Por Maria Godoy

Residência Veterinária

Na última reunião do Conselho Federal de Medicina Veterinária, CFMV, realizada recentemente em Brasília, o Programa de Residência em Medicina Veterinária da FMVZ de Botucatu foi escolhido como modelo a ser seguido por outras instituições que venham a oferecer tal atividade. Não só pelo pioneirismo, mas também pela excelência dos cerca de 500 médicos veterinários que ao longo dos últimos 30 anos completaram a residência na FMVZ.

A FMVZ de Botucatu foi a primeira escola de veterinária do Brasil a oferecer programas de residência, que hoje são oferecidos por cerca de 10 outras faculdades. Nos Estados Unidos, todas as escolas de veterinária oferecem esse tipo de atividade.

A regulamentação da residência junto ao CFMV sempre foi um anseio da nossa faculdade e após, aproximadamente, 30 anos, no ano de 2001, foi reconhecida pelo Conselho como uma atividade de pós-graduação - Lato Sensu.

Preocupado em manter programas de bom nível e padronizados quanto aos objetivos e atividades, o CFMV propôs, recentemente, a criação de uma Comissão Nacional de Medicina Veterinária, composta por cinco membros ligados a programas de residência, que terá como atributo principal aprovar e fiscalizar a implantação de programas do gênero nas escolas de veterinária do Brasil. Nesta proposta, o regulamento do Programa de Residência da FMVZ de Botucatu foi escolhido como modelo.

As principais preocupações do CFMV estão relacionadas à qualidade da estrutura hospitalar e do corpo docente de instituições que pretendam oferecer o programa. Outra preocupação diz respeito à bolsa e ao auxílio moradia. Sabidamente, hoje no Brasil, algumas faculdades oferecem uma remuneração em forma de bolsa, não condizente com as atividades. A Unesp é a única universidade a suplementar a bolsa, oferecendo auxílio moradia para seus residentes.

Outra vantagem oferecida somente pela FMVZ, que deve ser seguida por outras instituições, diz respeito ao aproveitamento da residência como créditos para a pós-graduação.

A valorização e o reconhecimento da residência são motivos de orgulho para a FMVZ, que através de seu pioneirismo, associado à qualidade e vontade de seus administradores, docentes e funcionários, contribui para a medicina veterinária do Brasil e do mundo.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas