Acupuntura é mais uma opção para a medicina veterinária

Por Aline Grego e Sérgio Santa Rosa

acupuntura

O Informativo Proex traz, nesta edição, uma entrevista com o professor Stelio Pacca Luna, do Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp (FMVZ), campus de Botucatu. Pacca Luna é responsável pelo Ambulatório de Acupuntura da FMVZ e presidente da Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária (Abravet). Confira entrevista abaixo.

IP - Quais são os usos da acupuntura na medicina veterinária?

A acupuntura tem sido muito empregada nos casos considerados perdidos para a medicina convencional. Aqui na FMVZ, particularmente, casos como hérnia de disco, compressão da medula espinhal e outros em que os animais estão com paralisia, são encaminhados para o ambulatório de acupuntura. É possível ter uma reversão do quadro em cerca de 50% a 60% dos casos. A acupuntura também é muito utilizada para o tratamento de dores.

IP - Como os médicos veterinários, de maneira geral, vêem o tratamento com a acupuntura?

Muito bem. Hoje, os profissionais preparados para fazer acupuntura prestam serviços nas clínicas que utilizam a medicina veterinária convencional. Da mesma maneira que essas clínicas mantêm serviços terceirizados de ultra-sonografia ou anestesia, elas também oferecem o tratamento de acupuntura.

IP - Como está o interesse dos alunos pela área?

O interesse é muito grande e a acupuntura já é uma área reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, CFMV, como especialidade médica. Os alunos têm presença maciça nas atividades do nosso ambulatório, que funciona no Hospital Veterinário às segundas-feiras. Além disso, nós temos a disciplina de Acupuntura Veterinária na graduação e na pós-graduação, juntamente com a Homeopatia Veterinária, todas elas muito procuradas.

IP - Como é o campo de trabalho para quem se especializa em acupuntura?

É um campo de trabalho extremamente amplo, devido à possibilidade do uso da acupuntura associada à medicina convencional. Quando isso ocorre, não é apenas o paciente que tem a ganhar. O médico veterinário pode melhorar a qualidade do seu trabalho, disponibilizando mais um serviço. Existe a possibilidade de utilizar a acupuntura em diversas outras áreas, como a reprodução animal, tanto em pequenos, quanto em grandes animais.

Existem trabalhos importantes reconhecidos internacionalmente, como o do professor Marco Alvarenga, para a indução do cio em éguas. Esse trabalho permite a utilização de um décimo da dose do hormônio prostaglandina em ponto de acupuntura, com os mesmos resultados da dose convencional, tanto em vacas, como em éguas. Além disso, a acupuntura também tem sido usada para tratamentos do sistema gastro-intestinal, provocando o aumento de peristaltismo intestinal para eqüinos submetidos à cirurgia de cólica. Problemas de pele relacionados à alergia e problemas respiratórios, como bronquites, também podem ser tratados com acupuntura. A possibilidade de utilização é muito ampla, mas sempre partindo de um bom diagnóstico convencional, ou mesmo associada à medicina convencional. A acupuntura não é uma "verdade absoluta", ela tem que ser inserida dentro da rotina veterinária como mais uma especialidade.

IP - Qual é a importância da realização do IV Congresso de Acupuntura Veterinária para a FMVZ?

A Abravet, que realiza o congresso juntamente com a faculdade, é reconhecida pelo CFMV e pela Sociedade Internacional de Acupuntura Veterinária e promoverá o congresso mundial de acupuntura veterinária em Santos, no ano que vem. O IV Congresso de Acupuntura Veterinária trará a possibilidade do contato com um palestrante internacional, o professor Marvin Cain, que também vai ministrar aulas no curso de especialização que está ocorrendo na FMVZ. O evento também contará com outros palestrantes que virão de vários lugares do Brasil. Tudo isso mostra que em Botucatu está se formando um pólo de acupuntura veterinária, não só na parte de ensino e pesquisa, mas também no que se refere ao atendimento à comunidade.

Contato: Prof. Stélio - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp de Botucatu. (14)6802- 6252


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas