FCL-Araraquara promove Encontro Nacional
de Estudantes de Administração Pública

Por Lucas de Souza

Realizado pelo Centro Acadêmico de administração Pública "IX de Setembro", da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (FCL), campus de Araraquara, e pelo Diretório Acadêmico Getulio Vargas, desta fundação, o Encontro Nacional de Estudantes de Administração Pública (ENEAP) surge como um espaço para integrar, promover e desenvolver os cursos de Administração Pública existentes no País. O evento aconteceu entre os dias 3 e 7 de julho, no Centro de Exposições e Eventos de Araraquara.

Além trocar experiências entre os alunos, o encontro visa melhorar a formação dos administradores públicos e torná-los mais aptos, a fim formar profissionais que possam mudar o rumo do setor público brasileiro. O evento foi organizado e dividido em torno de uma metodologia de trabalho, que inclui grupos de discussão e palestras com convidados, de forma a incentivar e estimular os alunos a participarem ativamente dessa proposta inicial do evento.

Ricardo Bresler, vice-coordenador do curso de graduação da Fundação Getúlio Vargas, na matéria "A formação do gestor público", publicada na revista "Valor", de 2 de maio de 2002, comenta sobre o evento. "Os estudantes de graduação em Administração Pública da FGV e da Unesp estão organizando, com outras escolas, o I Encontro dos Estudantes de Administração Pública (ENEAP). Eles estarão discutindo em Araraquara a situação atual da Administração Pública do Estado, diagnosticando e representando sua formação, unindo esforços para que se possa, desde já, traçar caminhos para superar a exclusão. Na mesma ocasião, os coordenadores dos cursos de Administração Pública também realizarão o seu primeiro encontro. Por não gostar das coisas como elas estão, tem gente trabalhando para melhorar."

O evento trouxe também palestras de alguns dos mais importantes nomes da Administração Pública Brasileira, como o senador Eduardo Suplicy; o presidente do conselho federal de Administração (CFA), Rui Otávio; Regina Pacheco, presidente da ENAP; Mauro Kreuz, presidente da Associação Nacional de Graduação em Administração (ANGRAD); Plínio de Arruda Sampaio, coordenador de política econômica da diretoria de Economia do Setor Público da FUNDAP; Marco Aurélio Nogueira, ex-diretor da FUNDAP e docente do Departamento de Antropologia, Política e Filosofia da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp-Araraquara; Fernando Luiz Abrúcio, docente da FGV e da ENAP e Sérgio Amadeu da Silveira, coordenador do governo eletrônico do município de São Paulo.

Os organizadores do encontro promoveram também algumas atividades culturais, tais como uma festa junina de confraternização e um show com a banda Ultraje a Rigor.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas