IBILCE-Rio Preto treina professores de
Química da rede pública de ensino da região


Por Nayna Nunes

Vista frontal do IBILCE - São José do Rio PretoUma equipe de professores do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp (IBILCE), campus de São José do Rio Preto, realiza, desde 1997, um trabalho com o intuito de promover o aprimoramento dos professores de Química do Ensino Médio da Rede Pública na região de São José do Rio Preto.

Os projetos anteriores aprovados e coordenados pela CAPES/FAPESP surgiram a partir de um levantamento da realidade do ensino de Química na região buscando incentivar a utilização de exemplos de fatos e fenômenos vividos pelos alunos no dia-a-dia, para explicar o assunto em desenvolvimento na aula, em conformidade com os avanços produzidos na área de química.

O projeto de 2002, aprovado pelo MEC/CAPES e intitulado de "A busca da qualidade no ensino de Química e suas relações com as questões ambientais na produção do conhecimento", tem como objetivo promover o aprimoramento dos professores, utilizando-se de temas e ferramentas atuais importantes, para permitir aos professores atuarem no ensino de química teórico e experimental, visando a melhoria do domínio dos conteúdos curriculares, bem como a conscientização do professor e do aluno para a importância da qualidade do ensino, aliada à qualidade de vida e à preservação do meio ambiente.

Assim, trabalha-se com conceitos de Química aplicados a uma problemática específica, com o objetivo de despertar uma mudança comportamental por parte dos alunos e de toda a sociedade.

Neste ano de 2002, procura-se destacar os aspectos da química inseridos nas questões ambientais, e ao mesmo tempo despertar e conscientizar os professores para uma maior atuação junto aos alunos dentro de temas inseridos na realidade da comunidade escolar, como por exemplo, o problema do lixo, das queimadas, da contaminação e uso inadequado da água.

Um grupo de 40 professores das cidades de São José do Rio Preto e Catanduva participa, aos sábados, de aulas teóricas, experimentais e debates realizados nas dependências do Ibilce . O curso é ministrado pelos seguintes membros da equipe: Profa Dra Iêda Ap. Fertonani, Profa Dra Vera Ap. de O. Tiera, Profa Dra Lidia Maria de Almeida Plicas, Prof Dr Elizeu Trabuco, todos do Ibilce;do Departamento de Química e Geociências, e Prof Dr Fernado Luis Fertonani do Departamento de Química Analítica do IQ de Araraquara. O curso conta também com a participação dos palestrantes: Prof Dra Josely K. de Oliveira (Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara), Prof Dr Ossami Hojo e Profa. Dra. Mary Rose S. Santiago (Instituto de Química de Araraquara), e Prof Dr José Paschoal Batistuta (Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara).

A profa Dra Iêda conta que o maior objetivo de um trabalho como esse é capacitar os professores para a elaboração de projetos de educação ambiental na sua escola em consonância com as reais condições do local de trabalho e da clientela e em concordância com as ferramentas empregadas para a sistematização da abordagem frente a questão ambiental.

Desta forma, o professor é capaz de associar exemplos significativos com os princípios teóricos de maneira lógica e agradável para o entendimento da química como uma ciência que muito pode contribuir para melhorar nossa saúde, nossa qualidade de vida e a nós mesmos como seres humanos.


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