Alunos da FE-Bauru recebem R$ 25 mil na Copa Universitário

IlustraçãoCom orientação de docentes do Departamento de Engenharia de Produção, da Faculdade de Engenharia da UNESP de Bauru (FE), equipes locais foram classificadas nos cinco primeiros lugares em uma competição nacional que teve mais de três mil participantes

Em cerimônia realizada no final de maio, os alunos da Unesp-Bauru, vencedores do torneio Copa Universitário, receberam a premiação. Os prêmios, mais de R$25 mil em softwares, foram doados pela empresa carioca Spinelli & Associados, a idealizadora da competição.

Os alunos, sob a orientação de docentes do Departamento de Engenharia de Produção, da Faculdade de Engenharia, da Unesp, campus de Bauru, foram classificados nos cinco primeiros lugares em uma competição virtual que teve mais de três mil participantes, organizados em 760 equipes representantes de 130 universidades de todo o Brasil. A disputa, que aconteceu via Internet, é realizada já há vários anos e é conhecida como "Copa Universitário".

A Copa Universitário é um jogo que procura simular, por computador, um ambiente empresarial envolvendo informações da empresa e do mercado. Com elas, as equipes devem formar uma estratégia de ação que as tornem vencedoras, como em um mercado real.

"Para alcançar este objetivo, os competidores precisam saber trabalhar em equipe, elaborar estratégias empresariais, ter visão sistêmica, analisar cenários, identificar soluções, ter agilidade e dinamismo na gestão da empresa", explica o professor Leonardo Francisco Figueiredo, um dos orientadores das equipes bauruenses.

Segundo o docente, as características do jogo são excelentes instrumentos de aprendizado e treinamento e leva o aluno a compreender alguns conceitos importantes, como fluxo de caixa, retorno sobre investimento, distribuição de lucros por empresas de capital aberto, política salarial - envolvendo salário, benefícios e participação nos lucros -, market share, foco do negócio, gestão de estoque, capacidade produtiva, determinação de necessidade de mão-de-obra, investimentos em propaganda, pesquisa e desenvolvimento, política de preços, controle e gerenciamento da produção, finanças, entre outros.

As equipes analisam a situação econômico-financeira da respectiva empresa (virtual), a partir de uma situação inicial definida pelo manual do jogo e, em vinte semanas, tomam decisões estratégicas sobre a produção e comercialização de bens, as transações em diferentes mercados, a política de preços, a promoção de produtos, o recrutamento de pessoal, investimentos em pesquisas e desenvolvimento, etc.

Então os jogadores enviam as Folhas de Decisão para o site Copa Universitário, que faz o processamento, remetendo, em seguida, aos participantes da equipe os respectivos relatórios de gestão com os resultados econômico-financeiros da empresa, as classificações e algumas informações sobre a concorrência.

O professor José de Souza Rodrigues, chefe do Departamento de Engenharia de Produção, ressalta que a Faculdade vem incentivando seus alunos a participarem de eventos dessa natureza, "O resultado desse trabalho pode ser avaliado pelo sucesso nas últimas competições. Além da premiação, é importante ressaltar o aprendizado proporcionado aos alunos que participaram da competição. Eles puderam avaliar a importância do trabalho em equipe, a necessidade de tomar decisões com tempo determinado, construir instrumentos de apoio à avaliação da empresa e apoio à decisão", analisou Rodrigues.

O jogo virtual é patrocinado pela empresa Spinelli & Associados. Na entrega dos prêmios, o proprietário da empresa, Felipe Spinelli explicou que a idéia da Copa Universitário é estimular nos estudantes a prática do aprendizado adquirido em salas de aula. "Oferecemos uma oportunidade de esses estudantes vivenciarem situações do mundo dos negócios e já se familiarizar com o mercado de trabalho. Além de ser uma excelente forma de descoberta de novos e grandes talentos profissionais".

O diretor da Faculdade de Engenharia, professor Lauro Henrique Mello Chueiri, disse que a classificação das equipes bauruenses nos primeiros lugares da competição é muito importante, mas acrescentou que o aprendizado e a participação de alunos e docentes no jogo é algo que deve ser salientado. "O empenho das equipes e a disposição dos professores para a realização dessas atividades extra-classe são salutares para complementar o ensino. todos estão de parabéns".

Lauro também elogiou a iniciativa da empresa, "a realização dessa Copa é um grande incentivo aos nossos alunos e uma grande chance de iniciarem um contato com o mercado profissional. Desejamos que outros eventos aconteçam".

Os vencedores

Em primeiro lugar ficou classificada a equipe composta pelos alunos: José Alexandre Gomes Faria, Cleber Andriotti Castro, Ronaldo Inagaki e Daniel Tioji Zukeban, orientados pelo professor Leonardo Francisco Figueiredo Neto.

Em segundo lugar, ganhou a equipe formada pelos alunos: Marcelo Boshi, Simone Maria Arruda e Flávio Mazzeu. O terceiro lugar ficou para a equipe formada pelos alunos Felipe Traldi de Oliveira, Carla Kira Takata, Dianne Thereza Pedrosa Franco e Marcos Fumio Oshima. Em quarto lugar a equipe composta pelos alunos Pablo Ricardo da Silva, Fábio Garcia Faitorane, Alexandre Gontscharow e Evandro Laerte Dartani.

E em quinto lugar ficou a equipe com os seguintes alunos; Alex Delgado, Willian Roberto da Silva Filho, José Roberto Pascon Júnior e Daniel do Prado Barbosa. As quatro equipes foram orientadas pelo professor José de Souza Rodrigues.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas