Aluno da FCT-Presidente Prudente é destaque
no 64º Grande Prêmio Ayrton Senna de Ciclismo

Por Haroldo Marques

Competição de ciclismoO 64º Grande Prêmio Ayrton Senna de Ciclismo, organizado pela FPC (Federação Paulista de Ciclismo), e pela CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo), no último mês, contou com a boa participação do atleta Eduardo Santos.

Ele é aluno do terceiro ano do curso de Engenharia Cartográfica, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, campus de Presidente Prudente.

A competição foi realizada em um dos parques públicos mais movimentados da cidade de Indaiatuba (SP), próximo ao Parque Ecológico, formando exatos 2,2 mil metros de circuito.

O local escolhido pela organização possui um excelente pavimento, um trecho de subida com 800m e curvas de alta velocidade, o que propiciou um aumento no nível da competição e um ótimo público, inclusive a presença da emissora local de televisão, que prestigiou todas as categorias participantes.

A Unesp foi representada na categoria "Pró-Elite", categoria mais importante do ciclismo nacional e última bateria oficial a ser disputada, cujo percurso total foi realizado em 35 voltas, totalizando 92 km, com velocidade média de 46 km/h.

CompetiçãoO 64º Grande Prêmio Ayrton Senna teve um altíssimo nível técnico, por ser uma corrida tradicional e válida para o ranking do Campeonato Brasileiro, além de ter contado com a presença da equipe Olímpica e da Seleção Brasileira de Ciclismo, e a participação de equipes de várias cidades do Brasil.

Entre as cidades participantes, destacam-se as da região metropolitana de São Paulo, como Santo André, São Caetano, Suzano, Guarulhos e também do Interior Paulista, como Marília, São José dos Campos, Indaiatuba, Jundiaí.

O circuito foi montado em terreno misto, apresentando cerca de 800m em aclive e curvas de alta velocidade. Geralmente, em competições que apresentam subidas, o número de atletas que conseguem chegar ao fim é bem reduzido.

Levando-se em conta o nível técnico desta prova em particular, é compreensível o fato de cerca de 65% dos participantes terem sido desclassificados pela direção. O número total de participantes do evento foi de aproximadamente 380 atletas, sendo que 150 competiram na categoria Pró- Elite.

"Dadas às características da competição e o elevado nível, já que competi com inúmeros atltetas de peso, sendo 12 corredores da equipe Olímpica e alguns da Seleção Brasileira, ter conseguido completar os 92km de prova na mesma velocidade média do pelotão de elite foi muito bom resultado", explica Eduardo Santos.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas