Instituto de Física Teórica Unesp será
transformado em unidade universitária

Por João Paulo Costa

Fachada do IFT-UNESPO Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp, localizado em São Paulo, passará por uma das mudanças mais importantes de sua história. Sob sugestão do atual reitor da universidade, o IFT será transformado em uma unidade universitária, passando a oferecer cursos de graduação, além de seu conceituado curso de pós-graduação (nível de excelência internacional segundo a avaliação da CAPES).

Em uma consulta realizada pela Folha de São Paulo no ano de 1999 sobre aceitação de trabalhos de pesquisadores brasileiros na Europa, mais da metade das aceitações da UNESP veio do IFT. "Perante esses resultados, a transformação do IFT em unidade universitária aumentará o poder de atuação da instituição, o que é de grande importância pela física ser a base para outras disciplinas e pela possibilidade da atuação multidisciplinar do instituto", afirma Gastão Krein, diretor científico do IFT.

"A computação de alto desempenho e a biologia molecular são áreas que têm muito a se desenvolver com essa mudança no instituto, pois a nova graduação terá um forte apelo computacional"completa.

Além dessas áreas, outras perspectivas da nova graduação são a inserção de profissionais no mercado de trabalho e o fornecimento de cursos especializados, tendo como base a computação e a modelagem matemática.

Tais cursos são de grande interesse para os mercados financeiros e as empresas de biotecnologia e bioinformática. Alé disso, ampliarão a captação de recursos para a universidade. "O IFT quer crescer, ampliar horizontes, construir em cima de uma excelência já confirmada em pesquisa", Krein.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas