UNESP cria rede integrada de informações em todas as Unidades

Por Thiago Nassa
Logotipo Unesp-UniversiaA UNESP, por meio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex), acaba de lançar a sua rede integrada de informação. Trata-se do projeto Portal UNESP-Universia, uma parceria entre a universidade e o Banco Santander Banespa (patrocinador do Portal Universia), que tem como objetivo criar um ambiente, na Internet, onde haja a troca de idéias e de experiências entre os agentes do setor acadêmico nacional e internacional.

Lançado em julho de 2000, na Espanha, o Universia é o principal projeto na área de Educação do Banco Santander, que investirá US$ 60 milhões em cinco anos, dos quais US$ 40 milhões serão destinados à América Latina. O portal já reúne 428 universidades na Argentina, Brasil, Chile, Espanha, México, Peru, Porto Rico e Venezuela.

No Brasil, o Universia nasce com a adesão de 70 instituições de ensino superior, que representam cerca de 40% do coletivo universitário do País, entre as quais estão a UNESP, a USP, a PUC-SP, a PUC-RJ, a Unicamp, FGV-SP e a Unifesp.

Para a viabilização deste projeto, a UNESP, a partir de agora, contará com 25 alunos bolsistas (um em cada Unidade Universitária), que terão a incumbência de identificar, verificar e enviar as pautas (informações) a uma Central de Notícias, cuja responsabilidade é do jornalista Thiago Nassa, lotado na Proex.

Cada aluno envolvido com o Portal UNESP-Universia compõe a equipe de construção e manutenção do Portal Unesp-Universia e ficará submetido diretamente ao vice-diretor da Unidade. Uma outra parceria neste projeto é a Fundunesp. Além disso, eles fazem parte do Programa de Bolsas para Projetos de Extensão.

Os profissionais da Proex promoveram, no dia 25 de março, um treinamento para os 25 bolsistas envolvidos com o projeto, realizado na própria Reitoria da UNESP, na cidade de São Paulo. Na ocasião, os organizadores falaram sobre o Portal Universia, sobre os conceitos do Jornalismo Científico Online e sobre as atribuições de cada um. Também foi oferecido um almoço de confraternização, selando assim o início de um trabalho de equipe.

De acordo com o Pró-Reitor de Extensão Universitária, Benedito Barraviera, o surgimento de uma rede de informação vai possibilitar a integração total de todas as unidades da UNESP. "A criação desta rede integrada é algo inédito na UNESP. Com isso, pretendemos divulgar ainda mais a nossa universidade interna e externamente, com o intuito de garantir maior visibilidade e de promover a troca de idéias entre o meio acadêmico", afirma Barraviera.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas