Revista Ethnos Brasil da Unesp chega ao mercado editorial

Por Thiago Nassa
Capa da Revista Ethnos BrasilNo dia 10 de abril, o mercado editorial brasileiro ganhou mais uma revista acadêmica. Trata-se da Ethnos Brasil, uma publicação vinculada à Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp, que abordará temas relacionados à diversidade da cultura nacional e à complexidade de nossa sociedade moderna, trazendo também paralelos históricos e a posição dos negros no País.

O evento de lançamento foi na livraria da Unesp, localizada na Alameda Santos, nº 647, em São Paulo, com início as 18 horas. Cerca de 60 pessoas, entre autoridades do meio acadêmico, diretores de instituições de ensino superior, docentes, alunos, servidores técnicos-administrativos e interessados em geral.

Entre os convidados, destacam-se as presenças de Antônio Cândido, especialista em Ciências Sociais e Políticas, de José Carlos Souza Trindade, Reitor da Unesp, e de Benedito Barraviera, Pró-Reitor de Extensão Universitária da Unesp, entre outros.

A tiragem da revista é de 1,5 mil exemplares e é destinada a pesquisadores, professores universitários, alunos de pós-graduação (brasileiros e estrangeiros) e profissionais que se dediquem a pensar o Brasil, suas culturas e sociedade. A periodicidade é de seis meses e a revista vai custar R$ 10.

Composta pelas editorias Encontros, Artigos, Resenhas, Em Foco e Estante Nupe (Núcleo Negro da Unesp), a Ethnos Brasil trará palestras sobre diversos temas, entrevistas com personalidades e autoridades, depoimentos, artigos de opinião, teses, dissertações e livros.

Na edição de lançamento, a revista traz uma homenagem ao geógrafo Milton Santos, um dos grandes intelectuais do Brasil que encampou, entre outras coisas, uma batalha para a humanização e valorização dos lugares destinados às populações mais pobres em todo o mundo. Além disso, o primeiro número terá a participação de Antonio Candido e de Kabengele Munanga, dois ícones da crítica a uma perspectiva unitária e hegemônica de cultura.

De acordo com a professora doutora Gislene Santos, coordenadora editorial da Ethnos Brasil e uma das responsáveis pelo Nupe/Unesp - Núcleo Negro da Unesp, a revista, além de ser um instrumento de informação e conscientização à população em geral, preenche uma lacuna importante no cenário editorial brasileiro.

"Pretendemos oferecer aos leitores uma seleta produção acadêmica e estimular o debate sobre os mais variados temas relacionados à cultura brasileira", afirma Gislene. "A revista terá artigos e textos em inglês, a fim de promover o intercâmbio de idéias e troca de experiência entre os países", completa.

Para solicitar o recebimento da revista Ethnos Brasil e obter mais informações, o e-mail de contato é ethnosbrasil@superig.com.br.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas