Projeto de Ensino a Distância é beneficiado com parceria inédita

Por Thiago Nassa

Prof. Dr. Vicente Amato NetoVicente Amato Neto, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, entidade que congrega mais de 500 profissionais da área de imunização, esteve na Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex), no dia 22 de novembro, para firmar acordo com o membros do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu, que prevê a elaboração do Programa de Educação Continuada de Imunizações, com previsão de lançamento para março de 2002.

Trata-se de uma parceria entre a Proex, a Sociedade Brasileira de Imunizações e o Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu para a construção e elaboração de cursos não presenciais sobre os diversos aspectos da imunização. O objetivo é aperfeiçoar as atividades de imunização por meio de cursos que promovam a reciclagem e a atualização dos profissionais ligados à esta área. O programa se destinará, portanto, às pessoas do setor, aos profissionais de saúde e à toda comunidade que se interessar pelo assunto, além de estar disponível aos órgãos governamentais.

"O lançamento do programa vem se integrar às atividades básicas da Sociedade Brasileira de Imunizações. A parceria com a Unesp é de fundamental importância, já que é uma universidade moderna e que tem pessoas qualificadas nesta área", afirma Amato Neto, presidente da entidade.

Além de Amato Neto, participaram da reunião o Pró-Reitor de Extensão Universitária, Benedito Barraviera, e os docentes Ilda de Godoy, Carmem Monti Juliani, Jairo Aparecido Ayres e Vera Lúcia Livro que acompanha o CD-ROMTonete, todos ligados ao Departamento de Enfermagem. "O programa, que ficará subordinado ao Núcleo de Ensino a Distância da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, será um grande canal de propagação do conhecimento", explica Ilda de Godoy.

Inicialmente, o curso terá por base os dois CD-ROMs de vacinas já publicados no meio acadêmico e coordenados por Barraviera. "A interface com o aluno, por sua vez, será feita pela Intenet", comenta Barrivera. "A parceria se configura em aliar a importância científica e acadêmica da Sociedade Brasileira de Imunizações com o know-how em programas de ensino não presencial da Unesp", complementa.

Para Amato Neto, imunizações são, sem dúvida, recursos proeminentes no âmbito da saúde pública, podendo propiciar expressivos benefícios individuais ou coletivos a propósito da prevenção de infeções. Em relação a elas, estão felizmente ocorrendo muitos progressos e no Brasil, sendo que há um enorme interesse quanto à utilização de antigos e novos procedimentos profiláticos que têm base imunitária", comenta.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas