Biblioteca Mário de Andrade lança
concurso de crônicas "São Paulo 450 Anos"

Por Thiago Nassa

José Castilho Marques Neto, diretor geral da Biblioteca Mário de AndradeA Biblioteca Mário de Andrade, ligada à Prefeitura de São Paulo, acaba de lançar um concurso de crônicas em comemoração aos 450 anos da capital paulista. Todos os cidadãos brasileiros, com mais de 16 anos, podem participar do certame literário.

As crônicas devem contemplar os 450 anos da cidade de São Paulo e as cinco melhores serão publicadas no Diário de São Paulo. Além disso, os autores vencedores receberão como prêmio viagens para a Europa e capitais brasileiras. "Na verdade, vamos selecionar 50 crônicas, que serão publicadas num livro para ser lançado na Bienal de 2004", informa José Castilho Marques Neto, diretor geral da Biblioteca Mário de Andrade.

As inscrições começaram no dia 1º de outubro e vão até o dia 28 de novembro. A Vunesp, Fundação para o Vestibular da Unesp, é uma das parceiras do concurso e será responsável pela primeira seleção das crônicas. Em seguida, um júri de cinco pessoas, cujo presidente é o escritor Ignácio Loyola Brandão, faz uma segunda análise e seleciona os vencedores.

"A abertura de um concurso de crônicas sobre os 450 anos da cidade de São Paulo, retratando seus múltiplos aspectos, inscreve-se na tradição literária desta cidade e de seus maiores escritores, além de proporcionar uma visão das letras sobre o imaginário da metrópole e suas diversidades", comenta Marques Neto. A idéia do concurso, segundo o seu organizador, é buscar novos e consagrados autores, cidadãos de todo o País que têm a cidade como referência existencial e humana.

"Centralizar essa atividade na Biblioteca Mário de Andrade justifica-se pela sua larga tradição cultural, já que a instituição sempre contou com grandes escritores e intelectuais em sua coordenação desde 1925", ressalta Marques Neto.

"Inserida no movimento de recuperação da zona central da cidade de São Paulo, a biblioteca se inscreve também como um equipamento cultural de alta inclusão social e cultural, abrigando um número imenso de leitores, freqüentadores e potenciais escritores", completa.

Ao realizar o concurso buscando autores de todo o País, o comitê dos 450 anos da cidade de São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade pretendem obter visões diferenciadas e percepções das diversas formas de cidadanias, jovens e cristalizadas, do que é a vida na metrópole paulistana, fechando amplamente o objetivo de, ao comemorar os 450 anos, fazer uma reflexão sobre a cidade e a sua gente.

Mais informações

Site: http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/cultura/bibliotecas/marioandrade

Regulamento: http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/cultura/bibliotecas/marioandrade/documentos/0001

Ficha de inscrição:
http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/cultura/bibliotecas/marioandrade/documentos/0002

FCL-Assis prepara XXI Semana de História
FCF-Araraquara lança revista para divulgar produção acadêmica dos alunos
Revista Científica confere "Prêmio Master de Ciência e Tecnologia" ao IB-Rio Claro
IB-Botucatu organiza terceira edição da jornada de nutrição
IA-São Paulo e Unimarco realizam "I Fórum de Debates sobre Interdisciplinaridade"
IGCE-Rio Claro oferece curso de informática, cidadania e saúde para funcionários
Empresas-juniores do IQ-Araraquara e FCL-Araraquara alegram Dia das Crianças em escola pública do município
Curtas - notícias rápidas das Unidades Universitárias
Artigo: "A Rainha da Sucata", por Edson do Carmo Inforsato (FCL-Araraquara)
Campus de Rio Claro é destaque na Feira Educando 2003
Bauru é bicampeão dos Jogos Interunesp 2003 - Competição reune três mil alunos

Home
Proex
Busca
Expediente
Correio