Seminário do IGCE-Rio Claro discute
geração e aproveitamento do lixo no município

Por Cleber Rocha Chiquinho

Comissão de Coleta Seletiva do IGCE-Rio ClaroA comissão de coleta seletiva do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp (IGCE), campus de Rio Claro, realizou, no período de 18 a 22 de agosto de 2003, o "Seminário: Geração e Aproveitamento do Lixo", cujo objetivo foi proporcionar um momento de discussão de um dos graves problemas ambientais da atualidade, a questão da produção e destinação final dos resíduos sólidos.

O evento reuniu profissionais ligados ao tema e contou com a participação de alunos, professores e funcionários da universidade. Também foi notável a presença da comunidade, representada por alunos do ensino médio e professores da rede estadual de ensino de Rio Claro.

A primeira palestra, "Geração do lixo e as possibilidades de seu aproveitamento: o papel da Educação Ambiental", foi proferida pela Profa. Dra, Ana Tereza. C. Cortez, coordenadora do seminário e presidente da comissão de coleta seletiva, e pela Profa. Dra. Sílvia Aparecida Ortigoza, membro da comissão de coleta seletiva, ambas docentes do Departamento de Geografia do IGCE. Elas mostraram como foi a implantação do projeto de coleta seletiva da Unesp e sua importância para a universidade.

Outra palestra que teve grande destaque foi proferida pelo Prof. Dr. Manuel Rolando Bérrios, do Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento do IGCE, na qual foram abordadas a questão do consumismo e a geração de lixo no contexto mundial. Neste mesmo dia, o engenheiro Renato Muccillo, da APAE, que é responsável pelo programa de coleta seletiva Reciclar 2000 no município de Rio Claro, proferiu uma palestra que teve como tema "Processos de Separação do Lixo - O programa da APAE".

O ultimo dia foi marcado pela presença do Prof. Dr Amadeu Logarezzi, coordenador do Programa de Coleta Seletiva da Universidade Federal de São Carlos, que explanou sobre a importância da reciclagem nas universidades, tendo como exemplo a UFSCar]

ESacolinhas produzidas a partir da reciclagemncerrando o seminário, o Prof. Dr. Gilson Coutinho Jr,. do Centro de Estudos Ambientais da Unesp, falou sobre "Sistemas Modulares Integrados para o Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Aproveitamento de Recursos Naturais", mostrando alguns resultados do Projeto Preservar, que é desenvolvido na Ilha Grande/RJ.

Para complementar o seminário, foi realizado uma oficina de reciclagem que trabalhou com embalagens longa vida (Tetra Pak) para a confecção de caixinhas de presente. O objetivo dessa atividade prática foi mostrar a importância da reciclagem como forma de minimizar a quantidade de resíduos sólidos lançados no meio ambiente.

O evento contou com o apoio da Coordenadoria Especial do Meio Ambiente da Unesp, que tem como presidente a Profa. Dra. Maria Isabel Castreghini de Freitas, do Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento do IGCE.

Mais informações
Profas. Ana Tereza Cortez e Sílvia Aparecida Ortigoza
Departamento de Geografia - Tel (19) 3526-2244 - seletiva@rc.unesp.br



Parceria entre FE-Bauru e FunDeb leva educação digital para crianças carentes
Docentes do IGCE-Rio Claro lançam livro sobre gestão ambiental em cidades médias
Educação para a não-violência - artigo de Adriana França, Vanessa Berto e Milena Mello
Funcionários públicos ganham novas linhas de crédito e financiamento da Nossa Caixa
Seminário do IGCE-Rio Claro discute geração e aproveitamento do lixo no município
FCF-Araraquara comemora 80 anos com selo comemorativo dos Correios
Portal Universia inaugura novo canal de cultura
Curtas - notícias rápidas das Unidades Universitárias
FCT-Presidente Prudente reúne especialistas para debater desenvolvimento da agricultura no País
Jardim Botânico do IB-Botucatu preserva gimnospermas, orquídeas, bromélias e cactáceas