Sistema informatizado da FCL-Araraquara efetua
transações bancárias e identifica comunidade acadêmica

Por Abner Massarioli

Posto do Banespa da FCL-AraraquaraA Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (FCT), campus de Araraquara, implementou, em agosto, um novo sistema de identificação por meio de um cartão de múltiplas funções. A idéia do cartão surgiu da necessidade de identificar o usuário da biblioteca, por isso inicialmente o uso do cartão estaria restrito somente aos serviços de biblioteca, porém com o patrocínio do Grupo Santander/Banespa esses serviços foram estendidos também ao Xerox, Restaurante Universitário e impressões do Serviço Técnico de Informática (STI), tornando assim um sistema de moedeiro.

O cartão foi projetado para que, em um futuro breve, possa agregar outros serviços, tornando-se um instrumento de múltiplo uso, pois, além do uso interno na biblioteca, retirar e reservar livros e moedeiro para as transações de dinheiro dentro do campus, o cartão também poderá ser usado nos serviços da graduação em quiosques de consulta modernizados e conjugado com o sistema de segurança campus universitário.

Uma vez integrado, o cartão deverá ser utilizado para identificação ao entrar nas dependências da faculdade e, com um código de barras, pode ser usado para entrada em áreas restritas.

"O cartão conta ainda com um chip que pode armazenar uma grande quantidade de informações sobre o usuário", comenta Valmir Dotta, diretor de informática da FCL e membro da comissão de implementação.

"Para os alunos que se interessarem em ser correntistas do Banco Santander/Banespa, o cartão também poderá ser usado nas transações bancárias, pois o mesmo também vem equipado com tarja magnética do banco. As diversas funções trazem praticidade, segurança e conforto para o usuário e é por isso que várias outras unidades da Unesp já procuraram a FCL e o grupo Santander/Banespa para estenderem esse projeto a toda Unesp", ressalta Dotta.Cartão universitário

A diretora administrativa da FCL, Emilia Tóvolli, diz que o sistema é capaz de fazer monitoramentos detalhados dos serviços prestados pela unidade, como o RU e o xerox. "Com a automação, é possível gerar relatórios instantâneos do volume de serviços prestados e a quem é prestado. O sistema proporciona maior e melhor transparência na coleta e administração de valores, já que deixa de ser manual a partir agora", explica Emília.

O Santander/Banespa investiu neste projeto cerca de R$ 140 mil, e o banco ainda será responsável pela distribuição do cartão, pois, na oportunidade, estará oferecendo seus serviços, tendo como contrapartida o potencial de clientes que a universidade tem e na publicidade gerada pelo projeto.



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