Campus da Unesp de Botucatu comemora 40 anos da primeira aula

Vista aérea da FM-BotucatuO quadragésimo aniversário da aula inaugural do câmpus universitário da Unesp de Botucatu foi comemorado, no dia 26 de abril, com o lançamento da pedra fundamental de dois novos prédios da Faculdade de Medicina, e com solenidades que homenagearam o professor Nicanor Letti, que, em 26 de abril de 1963, proferiu a primeira aula da então Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu.

Na mesma ocasião, os dirigentes, docentes e alunos das quatro unidades que formam o atual campus de Botucatu renderam homenagens também aos primeiros funcionários e professores da antiga FCMBB.

As festividades contaram com a presença de mais de 500 ex-alunos das primeiras turmas da instituição na cidade.

O reitor da Unesp, professor doutor José Carlos Souza Trindade, presidiu, inicialmente, o lançamento da pedra fundamental do prédio do "Hospital Dia para HIV/AIDS e Ambulatórios Especializados", unidade a ser construída em parceria com a Fundação Bons Ares, uma ONG fundada por empresários e profissionais liberais de Botucatu.

Esse hospital dará atendimento complementar aos pacientes que, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina, recebem tratamento ambulatorial para HIV/AIDS. Muitas dessas pessoas são oriundas de pontos distantes do Interior do Estado ou mesmo de cidades de outros Estados, e não têm condições de se deslocar logo após as sessões terapêuticas, necessitando abrigo por curtos períodos. O Hospital Dia irá aloja-los sem necessidade de ocupar enfermarias do Hospital das Clínicas.

Outro prédio que teve sua pedra fundamental lançada pelo reitor José Carlos Souza Trindade foi o que abrigará as unidades administrativas, técnicas e acadêmicas da Faculdade de Medicina. Será uma edificação de 2,5 mil metros quadrados de área coberta e que permitirá a liberação dos espaços do Hospital das Clínicas, que hoje são ocupadas por dependências da Faculdade de Medicina. No momento, cerca de 1,5 mil metros do pavilhão central do câmpus da Unesp em Botucatu, e onde está instalado o HC, estão sendo usados pela administração da Faculdade de Medicina.

Consolidação de êxitos

Vista aérea da FM-BotucatuO professor José Carlos Souza Trindade, ao discursar nas solenidades, fez um histórico da evolução da Faculdade de Medicina e da UNESP em Botucatu, lembrando a sua importância regional e nacional. Tendo sido um dos primeiros docentes da antiga Faculdades de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu - embrião do atual campus da Unesp, o professor Trindade relatou aspectos da história da criação daquela escola e destacou a importância do atual núcleo de ensino superior não só na formação de profissionais de saúde, mas também como pólo de pesquisas e como centro de atendimento médico especializado para grande parcela da população do Estado e de outras localidades do território brasileiro.

"Hoje, as instituições que compõem o campus universitário de Botucatu caminham para a consolidação dos êxitos obtidos em todos esses anos de pioneirismo, e que resultaram na implantação pioneira de um grande complexo interdisciplinar fora dos limites das grandes metrópoles. Atualmente, a Unesp oferece, em Botucatu, cursos de medicina e enfermagem; veterinária e zootecnia; ciências agronômicas e engenharia florestal; biologia e nutrição; e deverá, no meio deste ano, abrir vagas para um curso de física aplicada à medicina", disse.

Mudança de relacionamento

A professora Marilza Vieira Cunha Rudge, diretora da Faculdade de Medicina, ao apresentar os novos empreendimentos, disse que eles fazem parte de um projeto que busca a mudança no relacionamento da instituição com os seres humanos, sejam eles os pacientes do hospital, os alunos ou os servidores de todos os níveis. Ressaltou o apoio que tal projeto tem recebido da Reitoria e de toda a cúpula dirigente da UNESP, e acrescentou que todos os investimentos estarão direcionados para a humanização do ambiente de trabalho e de ensino e, principalmente, para melhoria das condições de atendimento àqueles que procuram os serviços do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina.

Presenças ilustres

As comemorações dos 40 anos da aula inaugural e ao lançamento das pedras fundamentais, estiveram presentes, além do reitor José Carlos Souza Trindade, o vice-reitor Paulo César Razuk, o Pró-reitor de Extensão Universitária, prof. Benedito Barraviera; o chefe da Assessoria de Relações Externas da Reitoria, José Afonso Carrijo Andrade; o chefe da Assessoria de Planejamento e Orçamento, Herman Jacobus Cornelis Voorwald; o prefeito municipal de Botucatu, Mário Ielo, o deputado federal Milton Monti, o presidente da Câmara Municipal de Botucatu, vereador Joel Divino, o Arcebispo Metropolitano de Botucatu, d. Aloysio Penna, além de representantes de diversos municípios vizinhos, e um grande número de ex-alunos da antiga Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu e das quatro unidades da UNESP em Botucatu.

Participaram, ainda, de todas as solenidades os dirigentes da UNESP em Botucatu: professores Marilza Vieira Cunha Rudge e Joel Spadaro, da Faculdade de Medicina; Luiz Carlos Vulcano e Edson Ramos Siqueira, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia; Carlos Antônio Gamero e Leonardo Theodoro Bull, da Faculdade de Ciências Agronômicas; e José Roberto Corrêa Saglietti e Denise Maria Trombert, do Instituto de Biociências.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas