Unesp Bauru participa de fóruns mundiais de Educação e Social

Por Rodrigo B. Scanavachi

Alunos e professores da Unesp de Bauru, participaram de dois fóruns mundiais, realizados em janeiro na cidade de Porto Alegre: o 2º Fórum Mundial de Educação, de 18 a 22 de janeiro, e o 3º Fórum Social Mundial, de 23 a 28 de janeiro.

A delegação unespiana saiu de Bauru na manhã do dia 18, com 39 integrantes. A viagem contou com apoio financeiro da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac), da Faculdade de Ciências (FC), da Reitoria, da Vice-Reitoria e da Faculdade de Engenharia.

No Fórum Mundial de Educação foram apresentados 16 painéis de projetos desenvolvidos por alunos da Unesp. "Nossos painéis foram muito visitados. A todo momento, nossos alunos eram solicitados para apresentações", conta a Profa. Mara Simão, sub-coordenadora do Núcleo de Ensino da Unesp e uma das coordenadoras da delegação.

Ao final do Fórum de Educação, foi elaborada, com base em todos os painéis apresentados no evento, uma carta de propostas para a educação. Já no Fórum Social Mundial, a troca de experiências e o enriquecimento cultural proporcionados pelo encontro foram os principais aspectos destacados pelos participantes.

"Foi uma experiência única, a oportunidade de crescer tomando contato com outras experiências e de que outras pessoas cresçam com as suas", explica Vanessa Matos dos Santos, aluna de Jornalismo da Faac.

Além da participação em palestras e debates, uma comissão de imprensa composta pelos alunos de Jornalismo realizou a cobertura dos fóruns. Foram produzidos boletins diários para diversos veículos de comunicação e foi elaborado um jornal mural.

O foco do grupo agora está voltado para a difusão e continuidade do que foi visto e debatido nos fóruns. "Um relatório sobre nossa participação já foi enviado para a Reitoria e está disponível para todos os interessados; teremos reuniões semanais abertas para o aprofundamento de questões levantadas nos fóruns e pretendemos estender o debate até os diretórios acadêmicos, associações e escolas", conclui a Profa. Mara Simão.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas