Centro de Estudos Portugueses da
FCL-Araraquara promove exposição na Biblioteca de Lisboa

Por Abner Massarioli

Alguns dos painéis que integram a exposiçãoA exposição "Sinais de Jorge de Sena e Outros Escritores Portugueses Contemporâneos", concebida e produzida por pesquisadores ligados ao Centro de Estudos Portugueses, da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (FCL) campus de Araraquara, em parceria com o SESC/São Paulo, ganha destaque internacional. Após ter passado por cinco universidades públicas no Brasil (UNESP, USP, UNICAMP, UFRJ, UFPR), os 30 painéis bibliográficos dedicados a escritores portugueses chegam à Biblioteca Nacional de Lisboa, em Portugal, e ficarão expostos até o dia 24 de maio.

O trabalho, que teve respaldo da imprensa portuguesa, foi coordenado pela professora Renata Soares Junqueira, da FCL. A exposição revela particularidades de escritores portugueses avessos à ditadura salazarista que se exilaram no Brasil, principalmente nas décadas de 1950 e 1960, contribuindo para um novo estreitamento das relações luso-brasileiras. Na época, tais escritores atuaram como professores universitários, jornalistas e artistas plásticos, e se inseriram nos meios intelectuais do Brasil.

Alguns dos painéis que integram a exposiçãoOs painéis destacam a figura do escritor Jorge Sena. Lecionando Literatura Portuguesa em Assis e Araraquara no início dos anos 60, o escritor teve uma importante contribuição para cultura brasileira. Fato, este, que levou Jorge Sena a ser homenageado como patrono do Centro de Estudos Portugueses.

Além de Jorge Sena, os painéis bibliográficos ainda fazem referência à vida e obra de escritores como Adolfo Casais Monteiro, Agostinho da Silva, Carlos Maria de Araújo, Castro Soromenho, Eduardo Lourenço, Ernesto Melo e Castro, Eudoro de Sousa, Fer-nando Lemos, Ferreira de Castro, Fidelino de Figueiredo, Jaime Cortesão, João Sarmento Pimen-tel, Manuel Ro-drigues Lapa, Si-dónio Muralha e Vítor Ramos.

Centro de Estudos Portugueses

O Centro de Estudos Portugueses "Jorge de Sena" foi fundado em 1983 na FCL e tem prestado importantes serviços à comunidade acadêmica, principalmente por meio de sua Alguns dos painéis que integram a exposiçãobiblioteca circulante especializada em Literatura Portuguesa.

A biblioteca possui um acervo com grande diversidade de obras raras, algumas autografadas por profissionais ilustres como o próprio Jorge de Sena e Adolfo Casais Monteiro.

No CEP, desenvolvem-se os projetos de pesquisa que alimentam as atividades de extensão universitária realizadas pela equipe de docentes de Literatura Portuguesa.

O centro também publica regularmente um boletim com informações de pesquisas em andamento e de resultados de trabalhos, incluindo os que envolvem a sala de aula e a produção acadêmica dos alunos.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas