Docente da FMVZ-Botucatu é entrevistado pela Bayervet

Prof. Dr. Raimundo Souza LopesO professor doutor Raimundo Souza Lopes da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp (FMVZ), campus de Botucatu, atua na área de pesquisa e desenvolvimento na bioquímica, hematologia e helmintologia veterinária. Recentemente, ele concedeu uma entrevista para a empresa Bayervet, importante multinacional da área farmacêutica. O Informativo Proex reproduz, na íntegra, a reportagem com o docente. Confira.

Bayervet: Porque é indicado realizar um exame de urina?

Dr. Raimundo Lopes: A reserva funcional renal é muito grande. Foi demonstrado que os rins de cães funcionam normalmente até a perda de 60-70% dos néfrons. As lesões renais que não ultrapassem a capacidade de reserva dos rins não causarão sinais clínicos de insuficiência renal. Por isso a Urinálise é um exame de grande importância pois, permite a detecção precoce dos processos patológicos que atingem o sistema urinário permitindo ainda uma observação das enfermidades que acometem o pâncreas endócrino (Diabetes Mellitus) e das hepatopatias.

O exame de urina serve apenas para avaliação do sistema urinário?

Realmente muitos consideram que exame de urina avalia somente as doenças renais, é verdade que a principal informação fornecida pelo exame de urina se refere as enfermidades do sistema urinário, no entanto utilizando o exame de urina poderemos avaliar também o funcionamento do pâncreas endócrino pois com glicosúria e cetonúria teremos um bom indicativo de Diabetes Mellitus e o funcionamento do fígado quando encontramos na urinálise bilirrubinúria, urobilinugenúria, cristais de blirrubina, cristais de urato de amônia temos indicativos da doença hepática.

Qual o objetivo de conservação da urina para exame?

Quando não for possível examinar imediatamente a urina poderemos conservá-la com objetivo de prevenir as alterações que ocorrem nas propriedades físicas e químicas da amostra, assim como as mudanças degenerativas dos elementos celulares, para que os achados sejam similares às características apresentadas in vivo. Principalmente se as amostras não puderem ser analisadas dentro de 30 minutos, podem ser empregadas as seguintes técnicas: refrigeração a 5oC que preserva a urina por 2 a 3 horas, mas no momento da análise a urina deverá estar com temperatura ambiente.

Existem elementos químicos para sua preservação, como: Formaldeído, que previne o crescimento bacteriano e preserva os cilindros e os elementos celulares, mas interfere com a detecção de glicosúria. Utiliza-se uma gota de formalina para cada 30 ml de urina. O Timol e o Tolueno usados como agentes antimicrobianos e preserva a urina por 24 horas, mas inviabilizam os testes bioquímicos.

As tiras reagentes Petstix 8 recentemente lançadas no mercado para uso de médicos veterinários clínicos de pequenos animais poderiam auxiliar no diagnóstico de algumas enfermidades capazes de serem identificadas através da urinálise?

Certamente, principalmente se o clínico não possui um laboratório de apoio ao diagnóstico a sua disposição diversas enfermidades podem ser monitoradas e até diagnosticadas utilizando-se as tiras reagentes na urinálise.

A glicosúria (presença excessiva de glicose na urina) é sinal patognomônico de Diabetes mellitus?

A glicosúria é um sinal de alerta mas para a confirmação da Diabetes é imprescindível realizar a determinação da concentração da glicose sangüínea, valores da glicemia superiores a 180mg/dl nos cães é sinal de Diabetes.

Temos ainda outras situações que levam a glicosúria:
- a lesão tubular renal
- a infusão de glicose, por exemplo de soro glicofisiológico
- e de forma eventual pode ocorrer uma glicosúria transitória (fugaz) por excesso de consumo.

Qual a importância da determinação da creatinina urinária (creatinúria)?

Como a creatinina é um produto final, formada durante o metabolismo muscular, a determinação de sua concentração sangüínea corresponde a uma maneira eficiente de avaliação da capacidade de filtração renal.

Quais os principais achados da urinálise?

Doença Renal: proteinúria, cilindrúria, leucocitúria, hematúria e alteração na densidade. Estágio final da doença renal: poliúria, diminuição da densidade, pH diminuído.
Cistite: proteinúria, leucocitúria e bactériúria ( pH alcalino em algumas ocasiões).
Neoplasia: células com características neoplásicas e hematúria.
Doença hepática: bilirrubinúria, alteração do urobilinogênio e cristais de bilirrubina.
Hemólise: hemoglobinúria e urobilinogênio.
Diabetes Mellitus: glicosúria e cetonúria.
Diabetes Insípidus: poliúria, diminuição da densidade.

Qual a importância do exame do sedimento urinário?

O exame microscópico do sedimento na interpretação da urinálise é de extrema importância, pois a interpretação dos resultados da análise da cor, densidade, aspecto, proteínas, sangue oculto e pH depende do conhecimento da composição do sedimento urinário, por exemplo, um moderado grau de proteinúria na ausência de significativa quantidade de eritrócitos e leucócitos geralmente indica proteinúria de origem glomerular, ao contrário, uma proteinúria associada com hematúria e leucocitúria indica uma resposta inflamatória ao longo do trato genitourinário. A presença de elementos do sedimento urinário como os cilindros fornecem importantes informações:

O senhor tem algum hobby?

Quanto ao hobby eu sou um criador de pássaros (passarinheiro) tenho um pequeno criatório de bicudos e curiós, gosto de vê-los cantando e das competições (torneios de canto) mas o mais gostoso da criação e ver os filhotinhos, manter a reprodução destes pássaros em ambiente doméstico é a realização de um sonho de infância e atualmente em todo Brasil muitos criadores estão ajudando na preservação destes maravilhosos pássaros e me orgulho de poder contribuir um pouco com a preservação.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas