Unesp Rio Claro promove atividade física para a terceira idade

Por Brenda Guimarães Marques

Atividade física do grupo de terceira idade da Unesp Rio ClaroUm dos grandes benefícios alcançados pela civilização humana é o aumento da expectativa de vida. Todo ser humano almeja viver mais tempo, com boa saúde, segurança e qualidade de vida. A velhice, como qualquer faixa etária, representa uma fase da trajetória da vida humana que inclui ganhos e perdas. A opção por um estilo de vida ativo, incluindo a prática regular de atividade física pode modificar positivamente a taxa de algumas alterações biopsicosociais que ocorrem com o envelhecimento e fatores associados, possibilitando alguns ganhos.

Em 1989, o Programa de Atividade Física para a Terceira Idade (PROFIT) foi iniciado e, atualmente, integra o Núcleo Local UNESP-UNATI (Universidade para Terceira Idade) da Unesp, campus de Rio Claro, ligado ao Núcleo UNESP-UNATI/PROEX.

O objetivo principal do PROFIT é conscientizar e motivar pessoas a praticarem regularmente atividades físicas com uma perspectiva de transformação da realidade. Em outro sentido, ele também oportuniza contribuir para a formação profissional e para a produção de conhecimentos.

No projeto, são desenvolvidos dois conjuntos básicos de ações. De maneira rotineira (três vezes por semana) são oferecidos seis diferentes tipos de atividades motoras à escolha do idoso. E, de maneira eventual, são ministrados palestras, jogos adaptados, comemoração da Semana do Idoso, apresentações em eventos artístico-culturais etc.

Logotipo do grupo da terceira idade da Unesp Rio ClaroAnualmente, cerca de 100 pessoas, com idade superior a 50 anos, são beneficiadas com o PROFIT, que assegura aos participantes uma oportunidade de vivenciarem atividades físicas. "As atividades supervisionadas melhoram a aptidão profissional dos participantes e muitos têm relatado diminuição da necessidade de consultas médicas e de ingerir medicamentos, melhoria da auto-estima e prazer de viver.

De forma eventual, estima-se que um número aproximado de 1,2 mil pessoas ao ano seja conscientizado e estimulado à pratica regular de atividade física", comenta o docente Sebastião Gobbi, coordenador do núcleo local. O PROFIT contribui para a formação profissional de aproximadamente 30 voluntários ao ano (alunos da graduação e da pós-graduação), que realizam a vivência pedagógica", complementa.

No campo da pesquisa, o programa atua como estímulo, contribuindo para a realização de estudos relacionados à atividade física e envelhecimento. Nesta temática, já foram produzidos 11 dissertações de Mestrado, 17 monografias de conclusão de curso e inúmeros trabalhos apresentados em congressos e publicações nacionais e internacionais.

Para aqueles que se interessem pelo assunto, este trabalho está publicado nos anais do 2º Congresso de Extensão Universitária da Unesp Bauru.

Informações:

Tel. (19) 526-4166


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas