Banco Real patrocina Projeto Adote
um Aluno da Unesp com dez bolsas

Por Thiago Nassa

Agência do Banco RealO Projeto "Adote um Aluno da Unesp", que prevê a captação de recursos extra-orçamentários para o oferecimento de bolsas para alunos carentes da universidade, acaba de ganhar um importante parceiro. Trata-se do convênio firmado com o Banco Real, que acaba de adotar, de uma só vez, 10 estudantes da Unesp. O encontro ocorreu no dia 12 de fevereiro de 2003, no próprio prédio da Reitoria, em São Paulo.

Na ocasião, estiveram presentes o Reitor da Unesp, José Carlos Souza Trindade, o Pró-Reitor de Extensão Universitária, Benedito Barraviera, os coordenadores do "Adote um Aluno", Profa. Dra. Cleide Enoir Petean Trindade e Prof. Dr. Hélio Langoni, e mais cinco representantes do Banco Real: Luiz Rogério Felipak, diretor-executivo, Wagner Ferrari, diretor de rede (São Paulo), José Luiz Corte, diretor de rede (São Paulo - Interior), Valdir Ferraz, diretor regional, e Atanásio Oliveira, gerente do setor público (São Paulo).

"A adesão a um projeto desta natureza faz parte da vocação social do banco, já que a participação em programas que garantam benefícios sociais ao Estado de São Paulo e ao País é uma orientação para todos os nossos gestores", afirma Felipak.

"Como uma instituição de responsabilidade social, o Banco Real está sempre ávido por projetos desta natureza. O fato de termos a Unesp como parceira é muito gratificante, pois trata-se de uma importante universidade que está sempre atenta aos problemas da comunidade, tanto interna quanto externa", complementou Ferrari.

Felipak ressaltou ainda que o Banco Real irá acompanhar o desempenho dos alunos adotados. "Não queremos apenas contribuir financeiramente com o projeto, mas temos a preocupação com a boa formação profissional desses alunos", comentou.

O Reitor da Unesp, na oportunidade, lembrou a importância de iniciativas de prevêem a captação de recursos para a viabilização de programas sociais. "O projeto 'Adote um Aluno da Unesp' é uma ferramenta que ajuda na manutenção de alunos carentes na universidade. Há muitos alunos com grande potencial e competência para se tornar um excelente profissional, mas, dentro desta parcela, há aqueles que passam por grandes dificuldades financeiras para se sustentar. É esta a lacuna que queremos preencher com o 'Adote um Aluno' e com outros programas desta natureza", disse Trindade.

"Como a Unesp vem investindo maciçamente na ampliação de vagas e criação de novos campus, principalmente nas regiões mais carentes do Estado, certamente haverá alunos que necessitarão dessas bolsas para se manterem", completou o Reitor.

O programa

Lançado no final de 2001, o programa "Adote um Aluno da Unesp" tem por objetivo a captação de recursos extra-orçamentários, a fim de para aumentar o número de alunos beneficiados com o Programa de Apoio ao Estudante (PAE) e o de bolsistas envolvidos com Projetos de Extensão. A meta da Universidade era a de obter um aumento, até o final de 2002, de 15% do contingente de bolsistas, além de garantir a manutenção de projetos científicos e desenvolvimento de ações comunitárias. A Unesp encerrou o ano de 2002 com um aumento de mais de 75 bolsas destinadas aos alunos carentes da universidade e iniciou 2003 com um montante ainda maior, resultados que garantiram a superação da meta estabelecida.

De acordo com o Pró-Reitor de Extensão Universitária, Benedito Barraviera, o programa está atendendo a crescente demanda de alunos carentes que ingressam na universidade. "Como a Unesp oferece várias oportunidades de ingresso, com a Vunesp, isentando o pagamento das taxas de inscrição, e os cursinhos especiais para alunos carentes, o programa se torna imprescindível", afirma. "Elaborar programas que prevêem a captação de recursos extra-orçamentários faz parte da filosofia da nova gestão da Unesp, que estimula constantemente a criação de projetos desta natureza. Precisamos estimular e promover a participação da sociedade nos problemas da universidade", complementa.

A estratégia para adesão ao programa começou por meio de parcerias com os fornecedores da Unesp, que somam mais de 20 mil empresas. Para adotar um aluno, a quota mínima por estudante é R$ 2.640 ao ano, com pagamentos mensais de R$ 220. "Na contrapartida, a Unesp está a disposição para oferecer todo o aparato técnico e acadêmico para possíveis projetos de parcerias com as empresas que aderirem ao programa, após estudos preliminares", informa o assessor técnico do projeto, Mário Carlos Ferreira. "Além disso, estamos promovendo a divulgação das empresas nas diversas mídias que a universidade possui", completa.

"A ajuda compensatória que oferecemos é limitada quanto ao número de benefícios, já que a demanda é muito grande. Além disso, queremos reduzir a evasão de alunos de alguns cursos, que ocorre sobretudo no Interior do Estado, onde se localiza a maioria das unidades universitárias da Unesp, o que dificulta a manutenção deles, obrigando muitos a se desligarem dos cursos que freqüentam", ressalta Ferreira.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas