Revista científica reúne pesquisa de ponta
internacional em toxinologia e doenças tropicais

Publicação da UNESP completará dez anos marcados pela inovação
tecnológica e desenvolvimento da pesquisa científica em mais de 70 países
Por Thiago Nassa

Atendimento no HC-BotucatuA Universidade Estadual Paulista, através do seu Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (CEVAP), acaba de lançar a mais nova edição da revista The Journal of Venomous Animals and Toxins, including Tropical Diseases (JVAT) para a comunidade acadêmica mundial.

The Journal of Venomous Animals and Toxins, including Tropical Diseases é uma revista eletrônica publicada semestralmente pelo CEVAP, com caráter interdisciplinar, disponível em CD-ROM e nas versões on-line Scielo e na própria página da revista, e dedicada à pesquisa de diferentes aspectos dos venenos e derivados dos animais peçonhentos.

A JVAT é a primeira revista científica eletrônica do Brasil e trata de assuntos relacionados a toxinologia e doenças tropicais. Publicada na língua inglesa e distribuída para pesquisadores de mais de 70 países, a revista apresenta os mais variados trabalhos, pesquisas e teses desenvolvidos por profissionais e técnicos de todo o mundo.

"Em 2004, a revista completará dez anos de existência, consolidando-se como um importante canal de difusão e propagação da produção científica na área de Doenças Tropicais e Animais Peçonhentos", afirma o professor doutor Benedito Barraviera, editor-chefe da revista e atual Pró-Reitor de Extensão Universitária da UNESP.

Criada em 1995 em Botucatu, cidade paulista onde Vital Brazil teve contato, pela primeira vez, com o grave problema das picadas de serpentes venenosas, a publicação, em poucos anos, tornou-se fórum para a discussão de um tema que usualmente se encontra disperso em diferentes publicações que tratam de uma variedade de outros assuntos não relacionados.

Os artigos publicados abrangem desde a sistematologia e morfologia dos animais peçonhentos até a bioquímica, farmacologia e imunologia dos venenos, a epidemiologia do envenenamento de diferentes animais, insetos, algas, bactérias, fungos e produtos agrícolas, além de abordarem temas como a biologia molecular dos venenos, assim como a fisiologia da sua ação, tratamento de seus efeitos, preparação e avaliação de vacinas etc.

"As toxinas bacterianas, animais e vegetais formam um campo de pesquisa importante que tem crescido rapidamente, embora os cientistas de uma determinada área com freqüência não tenham conhecimento do que ocorre em outros campos. The Journal of Venomous Animals and Toxins, including Tropical Diseases vem abrir novas oportunidades de reunir toda essa informação", explica Barraviera.

"Em 2001, a revista ampliou o seu campo de atuação e incluiu questões relacionadas às doenças tropicais, já que o Brasil é um país tropical e, portanto, se configura como um dos grandes campos para se atuar nesta área", complementa.

Nos primeiros fascículos publicados, observava-se uma preponderância de autores brasileiros mas, agora, um número crescente de artigos é elaborado por especialistas de vários países, uma prova da aceitação internacional da revista.

Um dos aspectos mais relevantes da revista é a publicação de resumos de teses na área de venenos e doenças tropicais. Essa informação é muito difícil de obter, uma vez que as teses não são necessariamente publicadas, e permanecem desconhecidas nas prateleiras das bibliotecas universitárias; seus resultados, entretanto, podem ser valiosos para os especialistas.

Do mesmo modo, a revista publica resumos de trabalhos apresentados em reuniões científicas no Brasil, outra importante fonte de informação que normalmente está dispersa em anais de congressos que abrangem a já mencionada variedade de temas não relacionados.

A revista deposita cópias dos arquivos eletrônicos, preservando esses documentos. Entre elas estão, a Biblioteca da Universidade Estadual Paulista em Botucatu, o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde - Bireme em São Paulo, a Excerpta Medica (EMBASE) na Holanda, e o Chemical Abstracts nos Estados Unidos.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas