Tese do IQ-Araraquara avança na aplicação
biológica de compostos de paládio II

Por Luciana Massi

Prof. Dr. Antonio Eduardo Mauro e Eduardo Tonon de Almeida Em sua tese de doutoramento, defendida e aprovada recentemente, o pós-graduando Eduardo Tonon de Almeida, professor da Universidade Católica de Brasília, sintetizou, caracterizou e submeteu a testes biológicos uma série de compostos inéditos de paládio II. Esses compostos são conhecidos como ciclometalados e são formados por paládio (metal) e moléculas orgânicas. Os testes biológicos em células tumorais cultivadas "in vitro" mostraram a eficácia desses compostos para impedir o crescimento do tumor e a multiplicação de células cancerígenas.

A pesquisa foi feita sob orientação do Prof. Dr. Antonio Eduardo Mauro, do Departamento de Química Geral e Inorgânica do Instituto de Química da Unesp (IQ), campus de Araraquara, em colaboração com a Profa. Dra. Iracilda Zeppone Carlos, do Departamento de Análises Clínicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp (FCF), campus de Araraquara.

O Grupo de Química de Coordenação e Organometálicos, do Departamento de Química Geral e Inorgânica do IQ há anos atrás introduziu pioneiramente as aplicações biológicas de compostos de paládio (II) no Brasil. Eduardo Tonon de Almeida vem trabalhando nessa linha de pesquisa desde seu mestrado, concluído em 1997.

Apesar dos avanços alcançados, Eduardo lembra que "a pesquisa de novos medicamentos é feita por etapas e demanda pelo menos 10 anos para ser concluída."


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas